Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

CIDADES Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 13:35 - A | A

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 13h:35 - A | A

FILA REDUZIDA

Mutirão de vasectomias em Cuiabá vai atender mais de 60 homens

O Bom da Notícia/ com assessoria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia mais um importante avanço na oferta de procedimentos cirúrgicos eletivos. Neste mês de julho, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) irá realizar um mutirão de vasectomias, com início previsto para o dia 19. A expectativa é de que mais de 60 pacientes sejam contemplados nesta ação, para reduzir a fila de espera por este tipo de cirurgia.

Os pacientes selecionados são residentes de Cuiabá e do interior do estado, cadastrados na Central de Regulação que aguardam há meses, alguns há mais de anos, pelo procedimento. O fluxo será organizado para garantir agilidade e segurança. Os pacientes darão entrada no hospital no dia da cirurgia e devem receber alta já no dia seguinte, otimizando a ocupação hospitalar e garantindo a fluidez dos atendimentos.

O responsável técnico pela Urologia do HMC, o médico urologista Dr. Thiago Rachid destaca a importância do mutirão como estratégia para desafogar a demanda reprimida.

“A vasectomia é um procedimento simples, de baixo risco e com grande impacto na vida reprodutiva e no planejamento familiar dos pacientes. Muitos homens aguardam há anos por essa cirurgia e, com esse mutirão, conseguimos avançar significativamente na fila. É uma ação necessária, que vai ao encontro da dignidade e da autonomia desses pacientes”, afirmou o médico.

Este será o quarto mutirão de cirurgias promovido pela atual gestão municipal em apenas seis meses, o que reforça o comprometimento da administração com a ampliação do acesso a procedimentos cirúrgicos.

O secretário adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Dr. Eduardo Andraus, explica que o hospital está em processo de reorganização para continuar realizando mutirões mensais, sempre com foco nos procedimentos mais demandados pela população.

“Em seis meses, já conseguimos colocar em prática quatro mutirões de cirurgias e isso mostra o quanto estamos empenhados em diminuir a fila de espera. Estamos organizando o hospital para que esses pequenos mutirões sejam realizados de forma contínua, com impacto direto na vida de quem espera há tanto tempo e também na rotina do hospital, que passa a trabalhar com mais planejamento e eficiência”, destacou Andraus.

A atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde tem priorizado ações que promovam resolutividade no atendimento, garantindo que mais cidadãos tenham acesso ao cuidado de forma oportuna e com qualidade. A previsão é de que novos mutirões sejam anunciados nos próximos meses, atendendo outras especialidades cirúrgicas com fila de espera.