Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

CIDADES Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 16:21 - A | A

Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 16h:21 - A | A

CIRCUITO ITINERANTE

Seciteci promove semana de desenvolvimento científico e tecnológico em Nova Mutum

Projetos MT Ciências e HackaMT buscam ampliar o acesso à ciência; programação acontece entre 30 de maio e 04 de junho

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

Com uma programação voltada ao desenvolvimento científico e tecnológico, o município de Nova Mutum (240 km de Cuiabá) recebe entre os dias 30 de maio e 04 de junho duas ações promovidas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci): MT Ciências e Hacka MT. Ambos os projetos buscam ampliar o acesso da população aos trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos no Estado. Durante o Hacka MT, os participantes ainda poderão ser premiados com bolsas de Desenvolvimento Tecnológico no total de R$ 108 mil.

Entre os dias 30 de maio e 03 de junho, a carreta do MT Ciências estará aberta para estudantes de escolas municipais e estaduais, no Ginásio de Esportes Lauro Immich. Já a população geral poderá conhecer as instalações científicas no período matutino e vespertino do dia 03 de junho. 

Todo o público poderá, por meio de MT Ciências, participar de experimentos interativos dentro da carreta, além de contemplar a Sala de Tecnologia e Inovação com óculos de realidade virtual, e o planetário digital, em mais dois ambientes externos. Além disso, o circuito conta com experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. 

Os visitantes ainda terão a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, da Seciteci, Lecticia Figueiredo, o Circuito Itinerante do MT Ciências tem como objetivo propiciar a popularização da ciência, tecnologia e inovação, a fim de levar o conhecimento para os estudantes e professores de todo o estado.

 “O MT Ciências atende tanto a rede municipal quanto a rede estadual das regiões do Estado, com uma agenda extensa ao longo deste ano de 2023, com a próxima parada marcada para o município de Nova Mutum, realizando cinco dias de atendimentos”, reforçou.

HackaMT

Já entre os dias 2 a 4 de junho, o município sedia uma nova edição do HackaMT, evento focado na criação de soluções inovadoras para o setor público. O evento, que acontece na sede do Senai, é promovido pela Seciteci, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e conta ainda com cooperação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e parceria do Ecossistema de Inovação de Nova Mutum, que inclui a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 

Durante o HackaMT, os participantes formarão equipes multidisciplinares e terão três dias de imersão para desenvolver soluções tecnológicas para os desafios propostos pelo setor público. Além da competição, o evento contará com palestras e workshops ministrados por profissionais da área de tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Ao final do evento, as equipes apresentarão suas soluções para uma banca de jurados, que avaliará as melhores ideias e premiará duas equipes vencedoras com bolsas de Desenvolvimento tecnológico no montante total de R$ 108 mil. O objetivo do HackaMT é incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e o empreendedorismo, além de fomentar o ecossistema de tecnologia em Mato Grosso.

Os interessados em participar devem realizar sua inscrição, de forma gratuita, por meio do portal criado para o evento, para garantir a participação, clique aqui. O regulamento de participação também já está disponível, para acessar, clique aqui. As vagas ficam disponíveis até a próxima quarta-feira (31).