Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

CIDADES Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 09:35 - A | A

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 09h:35 - A | A

NESTA PRÓXIMA SEXTA

Segunda edição do Festival de Cerveja Artesanal de Cuiabá terá somellier e várias degustações

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A 2ª Edição do Festival de Cerveja Artesanal promovido pela Cervejaria Cuiaverá, acontecerá no próximo dia 26, sexta-feira, e promete ser ainda melhor e maior que a primeira edição.

Com entrada gratuita, o festival irá ofertar mais de 25 estilos de cervejas. O evento terá participação das melhores cervejarias artesanais de Cuiabá e do interior do estado, além da cervejaria Marek, de Charqueadas (RS), convidada especial para o evento.

Segundo o cervejeiro Manoel Araújo, um dos organizadores do evento, o festival tem uma programação eclética que vai garantir a alegria dos participantes com shows de rock ao vivo com as bandas Heróis de Brinquedo e Allan House Blues, um espaço gastronômico com pratos especialmente pensados para serem acompanhados pelas criativas e originais cervejas que estarão à disposição dos apreciadores.

Conforme explica o somellier de cervejas Vinicius Masutti, entre os estilos de cerveja fabricados pela Cervejaria Cuiaverá, os participantes do festival poderão apreciar, por exemplo, a Session IPA, Witbier/Pepper beer, a Belgian Blond Ale e Irish Stout, uma receita colaborativa com a marca Meridia. Além da Cuiaverá, outras seis cervejarias trarão ao festival seus produtos. Já estão confirmadas as cervejarias Merídia, MX Brew, Dom Barzotto, Dourada, La Cerva e Marek.

Para o público amante da boa cerveja, este segundo Festival de Cerveja Artesanal de Cuiabá é uma oportunidade para conhecer o que vem sendo produzido de melhor na arte da cervejaria artesanal em Mato Grosso.

“A alta qualidade das cervejas artesanais que estarão presentes no nosso festival rivaliza com as principais cervejarias de centros tradicionais nessa arte como Santa Catarina, São Paulo e serra fluminense”, afirma Manoel Araujo.

"Será uma grande festa para fortalecer a produção cervejeira em Cuiabá e no estado. Nosso evento também é uma forma de popularizar ainda mais a cultura cervejeira em ações para o consumidor local e para os turistas que poderão conhecer a excelência de nossas cervejas, descobrindo que Mato Grosso, que é famoso pela qualidade das carnes e dos grãos in natura, também produz uma cerveja de altíssima qualidade", pontuou o cervejeiro.

Cervejaria Cuiaverá

A Cervejaria Cuiaverá é resultado de um sonho de família. Seus fundadores sempre almejaram criar em Cuiabá um negócio no qual fosse possível juntar a alegria, o companheirismo, a amizade, os sonhos e compartilhar isso com toda a comunidade num único ambiente.

O que era um hobby, em 2016, se tornou assim, o cerne do projeto Cuiaverá, nome que batiza as cervejas especiais que passaram a fabricar artesanalmente. Primeiro, em casa e hoje, em uma moderna instalação, que atende as mais severas normas de segurança bioalimentar e ambiental.

A Cervejaria Cuiaverá utiliza energia solar limpa e renovável, tratamento de rejeitos e possui registro nos órgãos ambientais e no Mapa.

O cervejeiro e CEO da Cuiaverá, Manoel Araújo explica que a marca da empresa é uma homenagem poética à cidade de Cuiabá, ao seu rio mitológico e ao sol que a ilumina de forma tão calorosa e permanente.

“É um nome constituído por uma assonância formada com a junção expressão ‘cuia vehá’, que faz parte de uma das lendas em torno da origem do nome Cuiabá e foi popularizada pelo grande poeta Ivens Cuiabano Scaf. É uma palavra forte e ao mesmo tempo, lúdica, que enche a boca quando a gente fala Cuiaverá, termina estalando a língua nos dentes, como se tomássemos um refrescante gole das águas frescas do rio Cuiabá, ou de uma das nossas cervejas bem dgelaaada, claro!”, conclui Manoel.

Serviço

• Evento acontece na Cervejaria Cuiaverá, na Avenida das Torres, Santa Cruz II, Cuiabá, com entrada gratuita