Após o surto de Coronavírus, as empresas estão enfrentando muitos obstáculos devido a restrições de quarentena, proibições de viagens, cancelamentos de eventos e assim por diante.
Há muita agitação e confusão entre profissionais, partes interessadas internas e externas, fornecedores e clientes. Você precisa ter uma estratégia de marketing de crise robusta nesses momentos difíceis.
Para ajudar você a fazer isso, vejamos alguns indicadores para ajudá-lo a ajustar sua estratégia de marketing e comunicação durante uma crise.
Como organização, você também precisa se comunicar com seus stakeholders, como investidores, fornecedores e vendedores.
Avalie as várias possibilidades que podem ocorrer devido à crise (COVID-19 no cenário atual) e como elas podem impactar a organização. Desenvolva declarações ou script de resposta para todas as situações possíveis, para que você possa se comunicar com seus clientes de forma clara e padronizada, assim todos da sua empresa irão ter o mesmo discurso.
Deve ser compreensivo, orientado para a ação e deve se afastar de especulações e atualizações não verificadas. Você precisa escolher os canais de comunicação certos para fornecer informações. Você pode dedicar uma página da web em seu site para publicar atualizações sobre a crise e como planeja gerenciá-la.
Informe às partes interessadas se alguém da sua organização está infectado com o COVID-19 e que precauções você está tomando para impedir que ele se espalhe.
A equipe de gerenciamento de crises deve se conectar com meios de comunicação e publicações para tratar de possíveis rumores. Junto com seu site oficial, enfatize as mídias sociais e os boletins por e-mail para comunicar informações de forma consistente.
Aprimore seu jogo de escuta social e responda proativamente e entre em contato com os clientes para responder às suas perguntas, reclamações e buscar feedback. Pergunte o que eles precisam e desejam, esteja aberto a compras on-line e entregas em domicílio, agora mais do que nunca.
Não basta simplesmente ter uma política de comunicação bem definida. Em tempos de crise, o mercado é volátil, o comportamento do consumidor é inesperado e os negócios, em geral, enfrentam súbitas flutuações.
Portanto, avalie o cenário atual do mercado e preveja o seu comportamento a curto e longo prazo e planeje suas atividades de marketing de acordo. Simultaneamente, você também pode precisar identificar e trabalhar com outros vendedores e fornecedores para equilibrar sua cadeia de suprimentos. Isso também significaria a realocação de determinados orçamentos para outras atividades essenciais de marketing no curto prazo.
Ainda não há clareza suficiente no COVID-19, e as organizações precisam estar atentas para garantir que funcionários, partes interessadas e clientes sejam adequadamente informados.
Embora a intensidade da crise possa diminuir no futuro, as organizações devem revisitar como abordaram o desafio do gerenciamento de crises e melhorar e atualizar a estratégia para permanecerem preparadas.
Que medidas e estratégias você tomou para se comunicar com seus colaboradores, fornecedores e clientes? Informe-nos nos comentários abaixo...
#SeguimosJuntos, Grande abraço!
Jota Carnaíba, apaixonado em acelerar líderes e negócios a atingirem seu pleno potencial. Idealizador e Fundador da NAÇÃO ALFA uma organização que tem como missão desenvolver empreendedores que estão lidando com uma série de questões e obstáculos, fazendo avançar e alcançar o sucesso que estão buscando.