Sábado, 06 de Setembro de 2025

JUDICIÁRIO Sábado, 06 de Setembro de 2025, 07:18 - A | A

Sábado, 06 de Setembro de 2025, 07h:18 - A | A

NA PRÓXIMA SEMANA

Impactos das obras em Cuiabá serão debatidos em audiência pública pelo MP

O Bom da Notícia

Os impactos da execução simultânea de grandes obras nas principais avenidas estruturais de Cuiabá serão debatidos em audiência pública na próxima quarta-feira (10); O evento terá transmissão pelo canal oficial do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) no YouTube, a partir das 9h. 

O tema da audiência é “Mobilidade Urbana em Cuiabá: Desafios e Soluções Durante a Execução de Obras nas Vias Estruturais da Capital”. Serão discutidos os transtornos causados pelas intervenções em andamento, como as obras do BRT (Bus Rapid Transit), a reforma do Viaduto do CPA e a construção da Trincheira no Jardim Leblon. O objetivo é coletar contribuições da sociedade civil, autoridades públicas, especialistas e representantes do setor produtivo para a elaboração de um plano de ação que minimize os impactos à mobilidade urbana, garantindo o direito de ir e vir da população durante o período das obras, previsto até 2026.

Segundo o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, “a população enfrenta desafios diários devido à falta de previsibilidade sobre as interrupções no trânsito e as opções de vias alternativas. A ausência de um plano emergencial discutido com os cidadãos, o não escalonamento de horários de servidores públicos, a falta de fiscalização de veículos pesados e a carência de manutenção e sinalização adequadas são pontos críticos que precisam ser resolvidos.”

As discussões e posicionamentos serão registrados em ata, subsidiando futuras ações do Ministério Público voltadas à organização e fiscalização das obras, além da implementação de medidas como sinalização adequada, controle de horários de circulação de veículos pesados, escalonamento de atividades públicas e horários alternativos para execução das obras.

Foram convidados para participar representantes da UFMT, CDL Cuiabá, Sinduscon-MT, Fiemt, Fecomércio-MT, Instituto Cidade Legal, além das secretarias municipais e estaduais responsáveis pela gestão urbana. Durante a audiência, os convidados terão cinco minutos para exposição inicial, seguidos pelas manifestações dos inscritos, também com tempo limitado.