Sábado, 20 de Julho de 2024

MULHER Quarta-feira, 07 de Junho de 2023, 08:01 - A | A

Quarta-feira, 07 de Junho de 2023, 08h:01 - A | A

Arnaldo Thomaz Neto: A importância de não ceder à emoção nos apps

Mulher

Golpe do amor: a importância de não ceder à emoção nos aplicativos de relacionamento
FreePik

Golpe do amor: a importância de não ceder à emoção nos aplicativos de relacionamento

A tecnologia proporciona novas formas de interação, abrangendo até mesmo a busca por relacionamentos amorosos. Com o Dia dos Namorados chegando, sabemos que aumenta a quantidade de conversas nas redes sociais, como o Tinder. No entanto, infelizmente, pessoas mal-intencionadas aproveitam esse momento para extorquir usuários que agem impulsivamente, seja em busca de um encontro casual ou de um parceiro ideal.

Esses golpes são feitos a partir de perfis falsos nas plataformas para chamar a atenção dos usuários e obter informações pessoais. Frequentemente, esses golpistas solicitam dinheiro, alegando problemas financeiros, motivos de doença ou para financiar o encontro que nunca acontece, e desaparecem com os recursos recebidos.

Em casos mais graves, podem ocorrer encontros em que a vítima vai à casa do criminoso, é sequestrada e forçada a realizar transferências bancárias fraudulentas, o que torna o processo de recuperação do dinheiro mais complexo. Somente em 2022, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), nove em cada dez sequestros em São Paulo estão relacionados a golpes em aplicativos de relacionamento.

A venda de contas bancárias de usuários legítimos está se tornando cada vez mais comum. Pessoas desonestas veem a oportunidade de lucrar com a demanda por contas autênticas ao vendê-las para golpistas sob o pretexto de não saber o fim do uso. Essa atividade é prejudicial, pois as contas laranjas são essenciais para transferir dinheiro de fraudes, golpes ou sequestros, ou seja, a pessoa que vende sua conta acaba colaborando com crimes graves, como o sequestro e pode ser condenada por tal ação. A conta laranja é peça central em todo o ecossistema da transferência de recursos frutos de roubo.

Por isso, é crucial que os usuários estejam atentos a abordagens com histórias emocionais trágicas, pedidos repentinos de dinheiro ou qualquer comportamento suspeito que levante dúvidas sobre a autenticidade do perfil.

Abaixo, listei algumas dicas que podem ajudar a detectar esse tipo de perfil:

Verifique a presença em outras redes sociais; Confirme a autenticidade das informações fornecidas e faça pesquisas adicionais para evitar a interação com contas falsas; Nunca envie dinheiro para alguém que você conheceu online, proteja suas finanças pessoais e não ceda a pressões emocionais; Não compartilhe informações sensíveis, como endereço residencial, número de telefone ou dados bancários, com estranhos online; Se o perfil de uma rede social insistir em se comunicar fora do aplicativo, solicitando seu número de telefone ou endereço de e-mail logo no início do contato, isso pode ser um sinal de uma conta falsa em busca de informações pessoais; Se você suspeitar de uma conta falsa, denuncie-a imediatamente à equipe de suporte do aplicativo para que as medidas adequadas sejam tomadas; Caso marque um encontro presencial, escolha lugares públicos e evite buscar a pessoa em sua residência.

Por fim, utilizar redes sociais para encontrar seu par ou conhecer novas pessoas, é cada vez mais comum. No entanto, antes de se deixar levar pela emoção, é importante garantir a sua segurança ao interagir com pessoas desconhecidas, a fim de evitar que um momento descontraído se transforme em um pesadelo.

Fonte: Mulher