Dia 25 de outubro se comemora o dia dos santos, São Crispim e São Crispiniano , irmãos gêmeos que pregavam a palavra de Deus e trabalhavam como sapateiros, dedicaram a vida para espalhar a mensagem de amor e solidariedade. O santos considerados como padroeiros dos sapateiros, são venerados tanto pelos católicos quanto pelos umbandistas com associação de São Cosme e Damião.
Os irmãos nasceram em Roma, por volta do século III, e desde cedo se dedicaram ao cristianismo, mas tiveram que fugir para a França quando começaram a perseguir cristãos em sua cidade natal. Conhecidos por seu trabalho como sapateiros e a pregação da palavra, os irmãos abdicaram de bens materiais e viviam somente com o necessário para a sobrevivência, doando o resto do dinheiro que ganhavam com o trabalho.
A história mais famosa desses santos é muito pouco associada ao nomes deles e fazem parte de uma das datas mais significativas e celebrada pelos cristãos. Na noite que celebra o nascimento do menino Jesus, 25 de dezembro, os gêmeos fugiram de sua cidade natal e foram para a França e, quando procuravam refúgio, apenas uma mulher viúva que vivia com o filho em condições bem humildes, recebeu os irmãos e dividiu o pouco que tinha com eles naquela noite.
Bastante comovidos com a atitude da senhora, São Crispim e São Crispiniano passaram a madrugada do dia confeccionando um par de sapatos para o filho da viúva, e fizeram uma oração pedindo que a família fosse amparada. Deixaram o par de sapatos do lado da lareira e foram embora sem acordar os moradores da casa. Na manhã seguinte, quando a mulher acordou, encontrou os sapatos com moedas de ouro e assim a história se espalhou. Por isso, acredita-se até hoje que deixar meias ou sapatos perto da lareira no natal atrai prosperidade e fartura para o lar.
São Crispim e São Crispiniano dedicaram suas vidas até o final pelo o que acreditavam e foram torturados e humilhados por sua devoção e trabalho como sapateiros, mas não abriram mão de sua fé. Os gêmeos são símbolos de dedicação, bondade, humildade e amor, a oração desses santos traz prosperidade para o lar e sabedoria.
Oração
"Oh! Deus, que com tão inefável bondade
inspirastes a vossos fiéis servos
Crispim e Crispiniano
a renúncia dos bens terrenos
e o amor das espirituais delícias,
o horror das mundanas vaidades
e os encantos da eterna bem-aventurança,
o desprezo das galas transitórias
e gosto dos trabalhos humildes:
Concedei-me, pela intercessão
destes ilustres Mártires
a graça da verdadeira sabedoria,
desprezando tudo o que é efêmero e caduco
para amarmos somente o que é salutar e eterna.
E vós inclitos Patronos,
que tão heroicamente empenhastes
a vossa vida para atear na terra o amor de Jesus,
intercedei por nós,
para que seguindo o vosso exemplo
possamos honrar sempre o nome cristão.
Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém!"
LEIA TAMBÉM:
Dia de João Paulo II: santo que foi papa durante 26 anos