Foi realizado no último sábado, dia 20 de Maio, o primeiro Salão do Livro de Campo Novo do Parecis.
Um evento cheio de emoções que trouxe aos espectadores palestras, oficina de escrita, contação de histórias e o lançamento de cinco obras de autores inéditos da região, por meio do projeto de Divulgação da Arte Literária do Parecis.
Idealizado especialmente para os amantes da literatura, o foco do Salão foi atingir aquele público que gosta de uma boa leitura, mas que não possui muitas opções no município.
Portanto o Sali Parecis trouxe também na programação, a Oficina de Escrita Criativa, ministrada pelo diretor de marketing da Umanos Editora: Néliton Gois, para fomentar as expressões artísticas, autorais, com o objetivo de entreter, partilhar sentimentos, pensamentos, construir novas histórias, entre outros.
As palestras por sua vez, se fizeram indispensáveis em um evento que resgata o leitor/escritor que há em cada um, buscando aquelas memórias da infância onde os pais contavam histórias, onde alguns da platéia se identificaram ao relembrar que na sua fase de adolescência também já escreveram seus livros, mas que com o tempo acabou caindo no esquecimento, se perdendo.
A primeira palestra foi A Arte de Ouvir e Contar Histórias, com a pedagoga, psicopedagoga e especialista em contação de histórias e musicalização, Lucilene Crisostomo, que trouxe consigo toda a arte da fantasia, a importância da contação de histórias na infância.
Já a segunda palestra, O Legado das Palavras Escritas, ministrada pela pedagoga Maria Inês Hanauer, trouxe em seu contexto o vasto caminho que a escrita deixou ao longo da história, resgatando consigo antigas civilizações, antigas histórias e depoimentos, estando presente nos mais diversos momentos da história da humanidade.
E para finalizar, houve sessão de autógrafos com os autores contemplados e show ao vivo com o artista local, David Fernando.
Os autores contemplados pelo projeto são:
•Diego Zwirtes com o romance A Solidão em Amar
•Aline Rensi com As Desaventuras de Uma Menina Aventureira que se Tornou Mulher
•Dhyego Murillo com o livro Contos Para Serem Lidos Devagar o Suficiente ao Ponto de se Sentir Dentro das Histórias
•Gabrielly Matos com o livro de poemas A Poesia que Somos
•Vanderlei César com As Abordagens do Conto e o Baú das Histórias.
Todos os livros lançados no Sali Parecis são publicações da Umanos Editora, um marca mato-grossense.
O projeto tem como proponente, o escritor Diego José Zwirtes e foi uma contemplação do Edital 08/2021 MT Criativo, lançado pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secel/MT).
Que busca selecionar projetos nos segmentos de economia criativa considerando os setores culturais; e também de economia criativa entre os mais prejudicados pela pandemia, dentre eles a literatura.