Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

O BOM DA VIDA Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 14:28 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 14h:28 - A | A

ÓSCAR DAS FRANQUIAS

Marca mato-grossense entra para grupo seleto e conquista Selo de Excelência em Franchising ABF 2025

O Bom da Notícia/ com assessoai

O Instituto Visão Solidária (IVS) foi a única marca de Mato Grosso a conquistar o Selo de Excelência em Franchising 2025, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A premiação, que chegou à sua 33ª edição, é considerada a mais importante chancela do setor no país e reconhece as redes que mais se destacam na relação com seus franqueados. Ao todo, 237 marcas foram homenageadas em 2025, e apenas 10 delas são do Centro-Oeste – sendo o IVS a única representante de Mato Grosso.

O CEO e fundador do IVS, Tony Cozendey, comemorou o reconhecimento e destacou a relevância da conquista para a história da empresa, que nasceu em solo mato-grossense e hoje se consolida como uma marca nacional.

“Representa muito pra nós enquanto franqueadora, porque quem garante o selo é a satisfação do franqueado. A ABF realiza uma pesquisa objetiva com os franqueados da rede. E é preciso atingir um número mínimo de satisfação acima de 85% pra se alcançar o selo. A prova disso é que em um universo com 6000 mil franqueadoras no Brasil, apenas 237 franqueadoras foram premiadas com o prêmio de excelência em franquias. Então nós estamos falando de 2,5% da totalidade que tem no Brasil, é um grupo muito seleto de franquias que conseguem essa honraria, que nós consideramos no setor de franquias como o Oscar das Franquias”, disse o CEO do IVS.

Apesar de ter nascido em Mato Grosso, o IVS já ultrapassou as fronteiras do estado com uma trajetória de expansão acelerada. Hoje, está presente em 24 estados brasileiros, com mais de 160 unidades, e projeta alcançar 250 lojas até o fim deste ano.

“O IVS é uma marca nacional hoje. Estamos em 24 estados brasileiros, com mais de 160 lojas. Devemos alcançar até o final do ano o número de 250 lojas pelo Brasil comercializadas. Nós não estamos em um estado que é reconhecido por ser um estado de grandes franquias e nem o Centro-Oeste é. Das 237 marcas que foram condecoradas no Brasil, apenas 10 é do Centro-Oeste e apenas nós do IVS somos de Mato Grosso”, reforçou Tony.

O Selo da ABF é concedido com base em uma pesquisa conduzida pela consultoria Nielsen diretamente com os franqueados das redes participantes. A avaliação considera fatores como suporte oferecido, cumprimento de estimativas, fornecimento de insumos, lucratividade e retorno de investimento. Na visão do CEO do IVS, a qualidade da relação com os franqueados foi essencial para o reconhecimento inédito.

“Foi a primeira vez que participamos e já conseguimos alcançar esse resultado. A prova e o segredo do sucesso é o relacionamento que construímos com nosso franqueado. Desde quando o franqueado compra a sua unidade, ele inicia uma grande jornada até a inauguração da sua loja e posteriormente na operação de sua loja. Nós certificamos todos os dias, com um time muito engajada que temos e uma cultura muito forte, que o nosso franqueado ele será acompanhado em toda essa jornada”, relatou.

Metodologia do Selo

A ABF promove há 33 anos o Selo de Excelência em Franchising, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca – desde o processo de seleção, cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, até a comunicação, custo-benefício, lucratividade e retorno sobre o investimento.

As perguntas são agrupadas em quatro Índices de Performance: Global, Econômico, Operacional e de Relacionamento, com diferentes pesos na composição final. Após essa avaliação, é concedido ainda um bônus com base em critérios de sustentabilidade (ESG) e desempenho financeiro. Somente as redes com nível de satisfação superior a 85% são contempladas com o selo.

Sobre a ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor movimentou mais de R$ 240 bilhões em 2023, com 195 mil operações, cerca de 3,3 mil marcas franqueadoras e 1,7 milhão de empregos diretos. A ABF atua nacionalmente com regionais em diversas partes do Brasil, reunindo franqueadores, franqueados, consultores e demais profissionais do setor. Seu propósito é fomentar o crescimento sustentável, ético e inovador do franchising, promovendo capacitações, melhores práticas, e a representação do setor junto a órgãos públicos e à sociedade.