Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Segunda-feira, 10 de Junho de 2024, 15:18 - A | A

Segunda-feira, 10 de Junho de 2024, 15h:18 - A | A

EM CUIABÁ

Planet Hemp é a nova atração confirmada no Festival Vambora; ingressos à venda

Grupo de rap rock marcou o cenário musical e político brasileiro, projetando artistas como Marcelo D2 e BNegão, em três décadas de carreira

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Das mais emblemáticas bandas do Brasil, Planet Hemp chega a Cuiabá em meio às comemorações de seus 30 anos como atração da 4ª edição do Festival Vambora, que reunirá, nos dias 06 e 07 de setembro, dezenas de artistas de Mato Grosso e de diversas regiões do país. Chico César, Gaby Amarantos, MC Soffia e outros artistas de expressão nacional também compõem a programação de shows. Os ingressos já estão à venda, a partir de R$ 30,00 no primeiro lote, pelo https://shotgun.live/pt-br/festivals/festival-vambora-4.

Força poderosa do rockn'roll e hip-hop brasileiro, Planet Hemp marcou o cenário musical e político dos anos 1990 com letras de protesto e a mistura singular de rap, psicodelia, hardcore e ragga, que se tornaria uma assinatura inconfundível. Com Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia, Daniel Ganjaman, Nobru e Venom na formação atual, a banda se apresenta no Festival Vambora no sábado (07/06).

O show em Cuiabá deve revisitar as três décadas de carreira do Planet Hemp com clássicos e novos lançamentos da banda, que consolida seu retorno aos palcos e estúdio, após hiato de 22 anos, com 'Jardineiros' (2022). Reconhecido por duas premiações no Latin GRAMMY 2023, o quarto e mais recente álbum traz uma sonoridade fresca, mas ainda fiel às raízes.

Desde 1993, Planet Hemp se levanta como uma voz contra a criminalização da maconha, em defesa da liberdade de expressão e dos direitos civis. Por sua postura desafiadora, sofreu perseguições e tentativas de censura que levaram à prisão do grupo, em 1997, em episódio que entrou para a história e mobilizou protestos de públicos e artistas.

Festival Vambora

De Mato Grosso para o Brasil, a 4ª edição do Festival Vambora já tem confirmados os shows de Chico César, Gaby Amarantos, MC Soffia, Cynthia Luz e nomes de peso da cena local, como a banda Calorosa e a drag queen Sarah Mitch. O local do evento e o line-up completo serão divulgados em breve.

No ano passado, o Festival Vambora reuniu nomes como Criolo, Rashid e MV Bill na Arena Pantanal. Neste ano, diferentes ritmos e regiões do país estarão representados na 4ª edição: do tecnobrega do Pará, ao rap feminino do Sudeste brasileiro e à consagrada MPB, além das experimentações da música mato-grossense.

"E o Planet Hemp é uma grande referência na música nacional. O grupo está há 30 anos na estrada e lançando coisa nova, inovando, se renovando e passando sua mensagem. É uma banda subversiva, que balança as estruturas onde quer que ela vá. E Cuiabá pede esse movimento", destaca Silvana Cordova, presidente do Movimento Vambora.

Planet Hemp: histórico de sucesso

Planet Hemp surgiu no Rio de Janeiro, em 1993, e lançou seu primeiro disco 'Usuário' em 1995, eternizando hits como "Legalize Já", "Mantenha o Respeito" e "Dig Dig Dig". Com 150 mil cópias vendidas, o trabalho de estreia abriu portas para o segundo álbum de estúdio 'Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára', que apresentou, em 1997, o sucesso "Queimando Tudo". O projeto rendeu momentos marcantes, como um Disco de Platina e a prisão da banda, que passou a enfrentar a resistência de setores mais conservadores da sociedade.

O terceiro disco autoral "A Invasão do Sagaz Homem Fumaça" veio em 2000, com destaque para a track "Ex-Quadrilha da Fumaça" e “Contexto”. No ano seguinte, em 2001, o disco “MTV ao Vivo: Planet Hemp” consagrou o sucesso do grupo de origem underground com seu reconhecimento na cena musical mainstream.

Ao longo dos anos, o Planet Hemp contou com outros integrantes como Black Alien, Apollo 9, Negalê, Daniel Ganjaman, Seu Jorge, Zé Gonzales, Speed e Jacksom. Com a atual formação que se apresenta no Festival Vambora, em Cuiabá, a banda voltou à cena em 2022 com seu quarto álbum de músicas inéditas "Jardineiros", lançado pela gravadora Som Livre.

"Distopia", um feat com o rapper Criolo MC, foi o primeiro single do mais recente trabalho, que contou com participações de nomes como Black Alien, Trueno, Tropkillaz, MC Carol de Niterói (“Onda Forte”) e Tantão e Os Fita. O projeto teve produção assinada por Mario Caldato, Nave e Zegon, além da própria banda, e foi vencedor de duas categorias no Latin GRAMMYs 2023.