Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

POLÍTICA NACIONAL Quinta-feira, 27 de Abril de 2023, 13:05 - A | A

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023, 13h:05 - A | A

Comissão debate exploração de sal-gema no norte do Espírito Santo

Câmara dos Deputados

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima terça-feira (2) sobre a importância da exploração e extração de sal-gema. O debate ocorrerá às 10 horas, no plenário 14.

Sal-gema é o cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície terrestre. Tais substâncias podem ser usadas em diversas finalidades.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que pediu a audiência, lembrou que no Espírito Santo foi descoberta a maior jazida de sal-gema da América Latina. São 11 áreas localizadas no norte do Estado, em Conceição da Barra, Ecoporanga e Vila Pavão.

Para ele, é inegável a importância do uso do sal-gema, por ser considerado uma riqueza relevante para o desenvolvimento econômico e da geração de emprego, renda e inclusão social para o País.

"O sal-gema pode ser utilizado na fabricação de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico e bicarbonato de sódio; na composição de produtos farmacêuticos; nas indústrias de papel, celulose e vidro; e em produtos de higiene, como sabão, detergente e pasta de dente. É empregado também no tratamento da água e nas
indústrias têxtil e na fabricação de armas", exemplifica o deputado.

Confirmou presença no debate o representante da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Luis Claudio Santana Montenegro.

Da Redação - RS

Fonte: Câmara dos Deputados