Terça-feira, 16 de Julho de 2024

POLÍTICA NACIONAL Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 15:34 - A | A

Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 15h:34 - A | A

CRA debate importação de cacau

Agência Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promove na quinta-feira (11) audiência pública interativa para debater os impactos da importação de cacau. Foram convidados para a audiência a presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), Vanuza Lima Barroso; a presidente-executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Anna Paula Losi,Jadergudson Pereira; um professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) e representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Agricultura e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

A realização do debate atende a requerimento (REQ 12/2023 — CRA) apresentado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). Na justificação do requerimento, o parlamentar sublinha a importância do cacau para a economia do Brasil e pede esclarecimentos sobre as condições de segurança fitossanitária na importação de amêndoas secas de cacau do continente africano.

“Nos importa dirimir qualquer dúvida sobre suposta existência de pragas naquele território e que nesse processo de importação possam adentrar o território brasileiro e comprometer nossa lavoura cacaueira”, ressalta Coronel.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado