Mato Grosso foi incluído pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na lista de estados que receberam autorização para a compra do lote de vacinas da Sputnik V, em quantidade inicial de 1% da população. Desta forma, o Estado deve receber, aproximadamente, 71 mil doses da vacina russa.
Outros Estados também receberam a autorização como o Rio Grande do Norte, Rondônia, do Pará, Amapá, da Paraíba e de Goiás.
A aprovação da compra apresenta diversas condicionantes a serem cumpridas pelos estados. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), está trabalhando junto com os demais estados no sentido de cumprir todas as imposições da Anvisa para efetivar a importação, que deve ser realizada sob condições controladas.
Dentre as condições estabelecidas, está que a vacina russa deverá ser utilizada somente na imunização de indivíduos adultos e saudáveis. Além disso, todos os lotes dos imuzinantes importados poderão ser somente destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
Vale lembrar que a compra da vacina foi anunciada pelo governador em março deste ano. O Governo reservou recusos para a compra de 1,2 milhão de doses, mas só poderá comprar 71 mil nessa etapa inicial, por conta das limitações da Anvisa.