Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 16:42 - A | A

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 16h:42 - A | A

MEIO AMBIENTE

Botelho demonstra preocupação com despejo do lixo e falta de reciclagem em Cuiabá

Da Redação do O Bom da Notícia/com Assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União), e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, reforçou a importância de se olhar para o meio ambiente na discussão da capital. Autor do projeto de lei que cria a Política Estadual de Arborização Urbana, o parlamentar vem destacando que pretende retomar o título de Cidade Verde para Cuiabá e reforça ainda a necessidade de se olhar para questões como o aterro sanitário e a reciclagem.

Botelho destaca que a ideia é reforçar a imagem, juntamente com o Estado, de um modelo de gestão ambiental responsável, comprometido com o futuro das próximas gerações. O deputado visitou recentemente, por exemplo, a Lagoa Encantada e constatou como o espaço está desmatado e pode se tornar um local arborizado.

“O plantio de árvores em calçadas, canteiro, manejo, entre outros, serão prioridades para transformar o visual da cidade, mas a política de arborização não se trata apenas de plantar árvores ou de estética, mas também de fomentar o desenvolvimento sustentável, em adaptação às mudanças climáticas. Mas queremos também contar com a participação da comunidade, para promover a biodiversidade e o equilíbrio, com o objetivo de criar áreas verdes nas cidades”, afirmou.

Botelho destacou ainda que pouco tem se falado sobre a questão do lixo em Cuiabá, que é uma outra questão que precisa ser enfrentada. “A reciclagem não existe mais estão só depositando o lixo lá. A compostagem parou e isto é grave para o meio ambiente”, declarou o parlamentar.

A reciclagem tem um papel fundamental para as políticas ambientais e também é uma fonte de renda e o deputado aponta que é uma área que precisa ser tratada com seriedade e responsabilidade.