Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

POLÍTICA Domingo, 09 de Junho de 2024, 13:14 - A | A

Domingo, 09 de Junho de 2024, 13h:14 - A | A

NESTA TERÇA

Cast do Bom recebe a vereadora Fabiana: alvo de perseguição política de gênero em Chapada

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

A vereadora Fabiana Nascimento(PSDB) - de Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá) -, é a entrevistada do Cast do Bom, no estúdio do O Bom da Notícia, nesta terça-feira (11), às 17:30, ao vivo, pelas redes sociais; em especial no You Tube.

No mês passado, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães cassou o mandato da vereadora Fabiana pela segunda vez, por quebra de decoro parlamentar. Sob o argumento de praticar a advocacia em ações contra o município, o que, por sua vez, fere o regimento da Câmara e a Lei Orgânica de Chapada. A denúncia foi feita pelo ex-secretário municipal de Governo, Gilberto Mello. 

A primeira cassação do mandato de Fabiana ocorreu em dezembro de 2023, quando a Justiça optou por suspender o processo, alegando violação e descumprimento do procedimento durante o processo.

O ex-secretário de Governo de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello, apresentou uma denúncia na qual acusa Fabiana de ter advogado em três processos contra o município, o que é vedado pela Lei Orgânica Municipal e pelo regimento da OAB-MT. No entanto, o Ministério Público Estadual e a própria OAB já se manifestaram afirmando não haver nada que desabone a conduta de Fabiana, uma vez que a parlamentar não advogou contra o município.

A parlamentar voltou a defender que não advogou contra o município e que por isso sua cassação ocorreu sem justa causa. Em razão disso, já recorreu ao Judiciário em busca de reverter a cassação e poder retomar o mandato.

Após a segunda cassação, Fabiana denunciou através da imprensa que os vereadores que cassaram seu mandato, mesmo sem justa causa, obedeceram a ordens de Gilberto Mello para que pudessem manter cargos que abrigam parentes na Prefeitura de Chapada dos Guimarães.

A defesa de Fabiana prepara o recurso que será apresentado ao Judiciário a fim de devolver o mandato à parlamentar. 

Fabiana é pré-candidata à Prefeitura de Chapada, porém, inicialmente, como a cassação implica oito anos de inegibilidade, pode impedir seu desejo de assumir o município. Ela é advogada, evangélica e mãe. Ela ganhou seu mandato como parlamentar, em Chapada, com 442 votos em 2020. Durante os três primeiros anos de mandato apresentou 161 indicações, 124 requerimentos e 17 projetos de lei.

O 'Cast do Bom' vem sendo comandado já há mais de cinco anos pelos jornalistas Edivaldo Ribeiro e por Marisa Batalha, editora-chefe do site O Bom da Notícia.

No bate-papo desta terça com a vereadora de Chapada, Fabiana Nascimento, fará parte da bancada a jornalista Michelle Diehl, igualmente, escritora e artista plástica.