Com 68 votos, o prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin (MDB) venceu nesta segunda-feira, 2 de outubro, a eleição na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Assim, comandará a entidade municipalista pelos próximos dois anos.
Já o seu adversário, Neurilan Fraga que estava à frente da entidade desde 2015, e buscava seu quinto mandato, recebeu 58 votos. O pleito começou com atraso por falta de quórum, pois até as 8h25, dos 128 filiados na AMM aptos a votar, apenas 28 haviam comparecido. A votação contou urna eletrônica requerida ao Tribunal Regional Eleitoral-TRE-MT.
Pouco depois do resultado das urnas, anunciado por volta das 17h, Bortolin reafirmou seu compromisso com os municípios mais pobres, agradeceu à sua equipe e o apoio politico recebido chamando para ficar ao seu lado os deputados Beto Dois a Um (PSB) e Janaina Riva (MDB), que foram verdadeiros esteios de sua campanha.
"Nessa eleição a gente passou a saber realmente o significado da palavra time, da palavra grupo. Percorremos 126 municípios, fizemos centenas de reuniões, visitas [...] Levamos propostas e o sonho de poder construir uma renda melhor, principalmente, aos municípios mais pobres do Estado".
A eleição da AMM foi - sem medo de errar -, uma das mais disputadas na história da entidade. A queda de braço eleitoral foi tão grande que terminou no Supremo Tribunal Federal após o atual presidente da instituição Neurilan Fraga pedir provimento, sem sucesso, a uma reclamação contra o juiz da 7ª Vara Cível de Cuiabá, Yale Sabo Mendes que cassou sua a chapa: União: Municípios Fortes.
Neurilan buscava assegurar seu quinto mandato no comando da AMM e teve sua chapa suspensa sob a justificativa de irregularidades na inscrição eleitoral. E se dependesse do resultado do STF, hoje, Neurilan, nem ao menos teria participado do pleito, após o ministro Cristiano Zanin indeferir o pedido.
Em trecho da justificativa do ministro, Zanin valida decisão do juiz da 7ª Vara Cível de Cuiabá, ao apontar que 'a inobservância dos requisitos estatutários, ainda que mínimos, viola a igualdade de condições dos participantes, viciando o requerimento apresentado como um todo e torna ineficaz para o fim a que foi destinado".
Contudo, sob a força de uma liminar concedida na última quinta-feira (28), pela presidente do Tribunal de Justiça, Clarice Claudino, Fraga pode concorrer sub judice.
A Associação Mato-grossense dos Municípios foi criada em maio de 1983 com o objetivo de se criar no Estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.
Novo presidente da AMM
O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, tem 37 anos e nasceu em Rio Claro, São Paulo. É formado em Administração e Direito, casado e pai de uma filha.
Sua gestão em Primavera do Leste tem sido marcada pela industrialização e geração de novos postos de trabalho e está entre as 100 cidades mais ricas do agronegócio brasileiro, com um PIB de R$ 2,3 bilhões.