Em entrevista à Rádio Cultura FM, o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) disse que aceitou o desafio feito a ele, pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), de disputar a Prefeitura de Cuiabá em 2024.
A declaração do parlamentar feita na última sexta-feira(14), foi acompanhado do compromisso de Diego de continuar a realizar levantamentos pontuais e técnicos sobre as necessidades da capital, sobretudo, as áreas mais nevrálgicas da cidade para, assim, mais do que amar, entender quais os problemas da Capital que precisam ser atacados de frente pelo novo gestor que ganhará nas urnas em 2024.
“Quando eu fui questionado pelo vice-governador Otaviano Pivetta se eu teria essa vontade de disputar a prefeitura, disse que sim e que eu me sinto preparado para esse desafio. Que eu sei os problemas de Cuiabá, e que continuo realizando pontualmente levantamento destes problemas, pois quero encarar o desafio e ajudar a resolver os problemas de Cuiabá”, disse.
O vice-governador Otaviano Pivetta, uma das maiores lideranças políticas de Mato Grosso e, claro, da legenda, tem citado o nome do deputado estadual com certa constância, como representante do partido para peitar uma eleição majoritária na capital.
Em uma das suas últimas entrevistas no programa Nada Pessoal, comandado pelo jornalista Antero Paes de Barros, o vice-governador ao admitir que o nome de Diego tem sido, sim, ventilado pelos Republicanos lembrou que, no entanto, não houve uma reunião que, de fato, tenha oficializado o deputado na disputa ao Alencastro. Mas que o Diego contaria com seu apoio em uma eventual disputa à Prefeitura de Cuiabá, por achá-lo não só um bom nome como ele teria uma boa envergadura e capital político para esta disputa.
Pontuando que, porém, ainda acha cedo esta discussão pois todos que ganharam seus mandatos estão há pouco mais de seis meses em seus cargos. Assim, ainda seria muito cedo para debater uma eleição que só ocorrerá em outubro do ano que vem.
Como Pivetta, Diego lembra igualmente que ainda é cedo para esse debate, mas caso este processo se concretize será um projeto construído na base de conversa e do diálogo, com direito a ouvir primeiro a população, por meio de pesquisas de intenções de voto e, claro, correligionários e o grupo que esteve unido ao entorno do último pleito.
“Então todo esse projeto que vai ser construído não é em cima do nome de Diego Guimarães, mais em favor de Cuiabá, e com várias mãos participando disso. Ouvindo a população, ouvindo as bases, o grupo, os correligionário e, aí, se for da vontade do povo e de Deus, então vamos preparar para esta disputa”, disse.
Ao apontar que como vereador por dois mandatos pode acompanhar pari passu a gestão do prefeito emedebista, Emanuel Pinheiro. O descaso da gestão com vários setores, sobretudo, da saúde e as sequelas desta 'falta de administração de Pinheiro', na capital.
“Eu sei as sequelas que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem deixado na cidade. Eu tenho me dedicado muito ao mandato de deputado e eleição a gente fala mesmo no ano que vem, mais caso confirme essa intenção eu me sinto preparado para a disputa”, complementou.
Diego foi eleito deputado estadual nestas últimas eleições, de outubro de 2022, com 23.907 votos. Antes disso foi vereador por dois mandatos por Cuiabá.
Seu primeiro mandato na Câmara de Cuiabá foi em 2016, quando ganhou com 3.183. Na segunda, em 2020, com 4.179 votos, e assegurou o primeiro lugar no pódio do mais votado ao parlamento cuiabano dentre os 25 parlamentares.