Em entrevista na Câmara Municipal nesta terça-feira (5), o vereador bolsonarista Rafael Ranalli (PL) defendeu as imposições feitas ao Brasil pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na ocasião, o parlamentar comentava sobre o apoio norte-americano ao ex-presidente Jair Bolsonaro e foi questionado se as opiniões de Trump em relação ao país deveriam ser valorizadas.
Ranalli afirmou que os Estados Unidos e o dólar “comandam a economia mundial” e, por isso, todos os países deveriam considerar as imposições feitas por Trump.
“Se a gente não for levar em consideração a palavra do homem mais poderoso do mundo, não sei quem vamos valorizar. E a gente valoriza até porque o próprio Alexandre já considerou os Estados Unidos a nação mais democrática do mundo. E outra: nós não somos idiotas. O dólar e os Estados Unidos comandam a economia mundial. E o que o Alexandre de Moraes ocasionou ao país foram sanções e tarifaço. Portanto, acho que levar em consideração o que o Trump falou é a primeira coisa que qualquer nação vai fazer”, disse.
Ao ser confrontado sobre uma possível subserviência aos interesses dos EUA, o vereador reagiu com firmeza:
“De maneira alguma, pois vira-lata é você abaixar as calças para a China, e não é isso que eu quero”.
Apesar da crítica à China, o país é atualmente o principal parceiro comercial de Mato Grosso, responsável por 45,9% das exportações do Estado.