O vereador Dilemário Alencar (UB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (5), para manifestar preocupação com o que classificou como abuso contra consumidores em relação ao tempo de gratuidade nos estacionamentos de shoppings centers em Cuiabá.
Segundo o parlamentar, além de aumentarem os valores cobrados, alguns estabelecimentos reduziram o tempo de tolerância para estacionamento gratuito.
“Recentemente, estacionei em um shopping por apenas 12 minutos e fui cobrado. Sem dúvidas, isso é um abuso contra o consumidor cuiabano”, relatou.
Dilemário explicou que, anteriormente, o tempo de gratuidade era de 20 minutos, depois foi reduzido para 15 minutos e, atualmente, em alguns casos, está limitado a apenas 10 minutos.
“Caso não seja adotada alguma medida que contenha esse abuso, em breve não haverá mais qualquer tempo de tolerância. Por isso, apresentei um projeto de lei na Câmara Municipal para estabelecer, em Cuiabá, o tempo mínimo de 20 minutos de gratuidade nos estacionamentos de shoppings centers. A proposta está tramitando na Casa desde março e solicito o apoio dos vereadores para que possamos fazer justiça com os consumidores”, afirmou.
O vereador destacou que a iniciativa atende a demandas recebidas de frequentadores desses estabelecimentos.
“Os consumidores contribuem diariamente para o faturamento dos shoppings, seja realizando compras, utilizando a praça de alimentação ou participando de atividades de lazer. Não é justo que os valores de estacionamento sejam reajustados acima da inflação e, ao mesmo tempo, o tempo de tolerância seja reduzido. É um abuso que precisa ser combatido”, concluiu.