Em entrevista à Rádio Cultura FM nesta sexta-feira (1), o parlamentar petista Lúdio Cabral afirmou que o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) ‘tem um comportamento desrespeitoso com as mulheres’. Ao comentar vídeo que o colega de Casa de Leis postou em suas redes sociais, em um recorte do debate realizado no Cast do Bom do site O Bom da Notícia, sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, deixando transparecer que a vereadora Maysa Leão(Republicanos) fazia defesa à estupradores.
A declaração do deputado pautou-se no podcast do último dia 10 de agosto, em que estavam presentes como convidados o deputado bolsonarista, Gilberto Cattani, a vereadora Maysa Leão que também participou da bancada, no talk show comandado pela jornalista Marisa Batalha.
“Esse deputado tem um comportamento que é muito desrespeitoso, ele tem o costume de fazer recorte de outra pessoa e postar nas redes sociais dele em busca de likes, em busca de alimentar o ódio e o preconceito. Ele já fez isso outras vezes com deputados na Assembleia. Ele tem esse perfil de extrema direita de instigar preconceito e discriminação”, avaliou Lúdio.
Lúdio ainda lembra que o deputado bolsonarista Gilberto Cattani está sob processo disciplinar no Legislativo estadual, inclusive, prestes a ser concluido pela Comissão de Ética da Casa de Leis, após comparar a gestação de mulheres com as de vacas. E em vídeo, pedir desculpas a duas vacas por tê-las comparado às mulheres.
Lúdio ainda asseverou que postura de Cattani contra com a vereadora Maysa Leão é fruto da impunidade no Legislativo estadual .
“Lamentável, agora a Assembleia é responsável por isso, se a Comissão de Ética já o tivesse punido, ele[Cattani] teria outra postura, até porque aqui na Assembleia está caladinho. Não tem ido na tribuna para falar besteira, mas a Assembleia não puniu com rigor e passou a mão na cabeça. No caso dele, no chapéu. Aí ele cresce de novo”, avaliou.
“Isso tem que servir de reflexão. Está gente com esse ovo do ódio foi gerado durante muitos anos na nossa sociedade. A Assembleia não pode manter esse tipo de padrão de comportamento. Não adianta fazer discurso de defesa contra as mulheres e passar a mão na cabeça de quem está atacando as mulheres o tempo todo”, acrescentou.
Só para lembrar, o deputado estadual Gilberto Cattani acionou a vereadora Maysa Leão na Justiça.
Ainda nesta quinta-feira (31), além de acionar a Justiça, Cattani também encaminhou um ofício ao presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), solicitando uma abertura de um processo na Comissão de Ética Parlamentar contra a vereadora, visto que ela possivelmente cometeu quebra de decoro ao acusar um deputado de cometer um crime do qual ele sequer está sendo investigado e que muito menos foi condenado.