Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

SAÚDE & BEM ESTAR Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025, 15:41 - A | A

Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025, 15h:41 - A | A

IMUNIZAÇÃO

Secretaria de Saúde alerta para baixa cobertura vacinal contra Covid-19 em MT

O Bom da Notícia/Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta que a procura pela vacina contra a Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus) tem sido baixa nos postos de saúde, principalmente pelos pais de crianças de até um ano.

Segundo a SES, já foram distribuídas 291.225 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 142 municípios de Mato Grosso neste ano, sendo 189.110 da Pfizer, 51.350 da Moderna e 50.765 da Zalika/Serum.

A vacina contra a Covid-19 integra o Calendário Nacional de Vacinação para os públicos prioritários: crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes e idosos. Atualmente, a vacina JN.1, do laboratório Pfizer, é a que está disponível gratuitamente em todo o Estado.

“Levar os filhos pequenos para vacinar é uma responsabilidade dos pais que deve ser levada a sério. A imunização é a principal forma de proteger a criança contra doenças graves e não custa nada. É um ato de cuidado contra a Covid-19, que vitimou tantas pessoas no Brasil inteiro desde 2020”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Também são elegíveis para a vacinação as pessoas vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, privadas da liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Esses públicos recebem uma dose periódica, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, os profissionais de saúde responsáveis pela vacinação em Mato Grosso relatam muita dificuldade de convencimento dos pais sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 nas crianças.

“Muitos pais já chegam aos postos de saúde falando que ‘pode vacinar tudo, menos Covid’. Isso é uma mentalidade que precisa mudar, pois a vacinação é fundamental para proteger as crianças. É importante que a população saiba que o vírus da Covid-19 passou a circular menos do que no auge da pandemia, mas que não deixou de existir e ainda mata”, destacou Alessandra.

Dados da SES até 1º de junho apontam que crianças menores de um ano têm cobertura vacinal contra a Covid-19 de 0,67% em Mato Grosso. A cobertura ideal para essa faixa de idade seria de 95%. Neste ano, até 27 de agosto, foram aplicadas 10.943 doses da vacina Moderna e 20.948 doses da vacina Zalika/Serum para todos os públicos.

Dados epidemiológicos

Mato Grosso registrou 11.433 casos de Covid-19 de janeiro a 28 de agosto de 2025, com 23 óbitos, segundo dados da SES. Entre as crianças com menos de um ano, foram registrados 301 casos da doença no mesmo período, sem óbito registrado.