Sábado, 20 de Julho de 2024

POLÍTICA Sábado, 04 de Março de 2023, 08:54 - A | A

Sábado, 04 de Março de 2023, 08h:54 - A | A

FISCALIZAÇÃO EM CUIABÁ

Michelly Alencar diz que entrega da UPA do Verdão foi 'feita nas coxas' e, na época, até sem alvará

Evelyn Siqueira/O Bom da Notícia

Em entrevista ao Cast do Bom, no estúdio do site O Bom da Notícia, nesta última quinta-feira (02), a vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar (UB), revelou que na semana passada visitou quatro policlínicas de Cuiabá e que durante as fiscalizações — em especial na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão —, percebeu que todas as entregas foram 'feitas nas coxas' [termo comumente usado para indicar algo feito de qualquer jeito’]. 

Acompanhada do deputado federal Abílio Júnior (PL), e dos vereadores Dilemário Alencar (Podemos), Demilson Nogueira (PP), Fellipe Corrêa (Cidadania), e Luiz Fernando (Republicanos), Michelly fiscalizou as policlínicas do Coxipó, Pascoal Ramos, Pedra 90 e do Verdão.

Na ocasião, a parlamentar questionou a precariedade das unidades de saúde, sem médicos, remédios e insumos básicos, ao falar sobre ‘quem iria à uma unidade de saúde sem estar doente?’.

“A UPA do Verdão recém-entregue, — pois foi desativada a policlínica para ser entregue a UPA do Verdão —, a unidade foi aberta, inclusive, sem alvará É quando então você perceber que as coisas foram feitas nas coxas, de qualquer jeito, esta é a situação das unidades. Queria que todos se questionassem, quem vai em uma policlínica sem estar doente?” disse

E ao contar sobre o que viu nestas fiscalizações, a vereadora citou como exemplo a policlínica do Coxipó, onde encontrou pessoas internadas em condições precárias, ao classificar o 'estado degradante da unidade de saúde'.

“É uma situação degradante. Dá vontade de chorar. Em umas das nossas fiscalizações estivemos na policlínica do Coxipó, lá, encontramos uma estrutura improvisada para atendimento às pessoas. O local que onde as pessoas ficam internadas pode ser observado que o primeiro problema era a falta de acento para o acompanhante e, o pior, a estrutura do lugar de internação, é de chorar, pois vaza água pelo chão” ainda relatou.

Esteve junto no bate-papo com a vereadora Michelly Alencar, no Cast do Bom comandado pela editora-chefe do site O Bom da Notícia,  Bábara Lenza, advogada para Mulheres e uma profunda estudiosa dos Direitos da Mulher em Mato Grosso.