A prefeita Flávia Moretti, acompanhada pelo vice-prefeito, Tião da Zaeli, participaram, na manhã desta terça-feira, 27, da abertura da Semana Pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O evento realizado tradicionalmente na véspera do início do ano letivo ocorreu no auditório da Igreja Batista Nacional, no Cristo Rei.
Em sua fala, Flávia Moretti destacou a importância do evento, que reuniu gestores, coordenadores, professores e técnicos das 99 unidades escolares de Várzea Grande, como um dos principais momentos de organização e alinhamento estratégico da educação pública municipal.
“É com muita alegria que estou aqui abrindo a segunda Semana Pedagógica de nossa gestão e os avanços já podem ser vistos como a valorização dos profissionais e as iniciativas de inovação implementadas ao longo de 2025” destacou.
Moretti também conclamou os profissionais da Educação para iniciar o ano letivo com muita alegria, energia positiva, fé e dedicação.
“Que cada escola possa ser a extensão da casa, do lar de nossas crianças e vocês serão os responsáveis por esse acolhimento. Que vocês sejam as pessoas que irão dar colo, dar aconchego, que ensinem, mas que também cobrem resultados, pois precisamos avançar nos índices do IDEB” pontuou.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli disse que a gestão busca por uma metodologia que projete um futuro melhor para os estudantes da rede municipal, pois o mercado de trabalho atual está cada vez mais competitivo.
“O que podemos fazer para preparar nossas crianças para esse desafio? Esta resposta está na mão de todos nós” reforçou. Zaeli destacou ainda que a gestão tem hoje quatro pilares como prioridade: Metodologia, Estrutura, Merenda e Valorização profissional.
Para o secretário Igor Cunha, a Semana Pedagógica é estratégica que soma com as etapas que estão sendo desenvolvidas desde seu ingresso na pasta no ano passado.
“Neste início de nossa formação pedagógica, estamos trazendo inovação, tecnologia e conhecimento, preparando nossos profissionais que irão acolher nossas crianças durante o ano letivo de 2026, nestes dois dias de formação, palestras, interação e troca de conhecimento” declarou.
Igor Cunha destacou que o projeto Núcleo Avançado Várzea Grande na Educação – NAVE, para alavancar as ações de gestão, a melhoria nos índices do IDEB e outras inovações, vai transformar a vida dos servidores que estão na ponta para impactar posteriormente a vida dos alunos da rede municipal.
Valorização foi o tema abordado pelo presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura que falou aos presentes sobre os avanços conquistados pelos profissionais da Educação após o início da gestão Flávia Moretti/Tião da Zaeli. Moura elogiou o secretário de Educação, Igor Cunha pela abertura de um canal permanente de diálogo com a categoria.
O presidente do Sintep/VG fez um balanço das ações que resultaram ganhos significativos como a reposição salarial de 6.27% de reposição salarial, aprovada em abril, o aumento da hora/atividade de 20 para 25 horas, a contratação de professores de Educação Física e professor de Artes, proporcionando mais hora/atividade ao professor regente, a sinalização positiva para a realização do concurso público para este ano, a gestão democrática sendo implementada com os seletivos, a escolha dos coordenadores escolares e o reajuste de 30,90% para toda a categoria, aprovado pela Câmara Municipal ainda em dezembro. Para Juscelino, com o apoio da gestão municipal, o ano de 2025 foi de muitas lutas, mas também de grandes vitórias.
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2


