Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 20:16 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 20h:16 - A | A

MAIO AMARELO

Semob lança campanha nas escolas de Cuiabá para conscientizar alunos sobre segurança no trânsito

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá - por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) - iniciará nesta quarta-feira (15), a programação da campanha 'Maio Amarelo' na rede pública de ensino. Tendo como público-alvo os alunos com idade entre 9 e 12 anos, a equipe da Semob irá visitar cinco escolas municipais estrategicamente selecionadas, localizadas em pontos de grande mobilidade e com histórico de acidentes de trânsito, para realizar um ciclo de palestras orientativas.

A abertura ocorrerá na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Zeferino Leite de Oliveira. Serão duas turmas, uma pela manhã, das 9h30 às 11h30, e outra no período da tarde, das 15h30 às 17h. A escola está situada na Avenida Newton Rabelo de Castro, s/n, bairro Pedra 90.

"O tema escolhido para este ano foi 'Seja um Herói do Trânsito', ou seja, estamos fazendo um chamado não apenas aos motoristas e condutores, mas principalmente às nossas crianças, que estão na fase de aprendizado e podem se tornar multiplicadores de informações. Serão nossos aliados para chamar a atenção dos pais e familiares caso percebam algo contrário ao que está estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)", declarou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

"Um dos maiores problemas de Cuiabá em relação ao trânsito está relacionado à alta velocidade, o que tem causado registros de atropelamentos semanais. Isso é muito preocupante. As pessoas não respeitam a faixa de pedestres, a sinalização para pedestres. Noventa e sete por cento dos acidentes ocorrem devido à imprudência e negligência dos condutores. O trânsito mata, o trânsito não espera. Se você tomar decisões erradas, pode matar alguém e também se matar. O amarelo significa atenção, cuidado, e a responsabilidade que todos nós devemos ter no trânsito", acrescentou a secretária.

A programação da campanha 'Maio Amarelo' continuará na próxima semana nas escolas. No dia 21 de maio (terça-feira), a Escola Municipal de Educação Básica Professora Tereza Lobo, localizada na Avenida Carmindo de Campos, 3622, bairro Dom Aquino, receberá as palestras em dois turnos, pela manhã (9h30 às 11h) e à tarde (15h30 às 17h).

No dia 22 de maio (quarta-feira), os alunos da EMEB Ranulpho Paes de Barros, localizada na Rua Doutor Celso Mendes Quintela, bairro Santa Isabel, também participarão das palestras em dois horários, pela manhã (9h30 às 11h) e à tarde (15h30 às 17h). No dia 27 de maio (segunda-feira), a equipe da Semob retornará a essa escola para atender novas turmas, apenas no período da tarde, a partir das 15h30.

A Escola Municipal de Educação Básica Semhorinha Ana A. de Oliveira também foi escolhida por estar em uma região de grande mobilidade. As palestras alusivas ao Maio Amarelo serão ministradas no dia 28 de maio, nos dois períodos, manhã e tarde. A escola fica na Rodovia Emanuel Pinheiro.

Para encerrar a campanha que neste ano teve como tema 'Seja um Herói do Trânsito', os alunos da Escola Professora Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 4695, Chácara dos Pinheiros, serão orientados sobre seus direitos e deveres no trânsito.

Durante o mês de maio, a Prefeitura será iluminada na cor amarela em alusão ao Maio Amarelo, além de contar com um laço inflável do movimento em pontos estratégicos da cidade. "Estaremos indo a diversas empresas privadas, alertando os empresários e suas equipes sobre práticas que evitam acidentes de trânsito, principais transgressões ao Código de Trânsito Brasileiro e suas consequências. Nosso objetivo é agir preventivamente, gerando a cultura do respeito mútuo entre todos", finalizou Luciana Zamproni.