Durante entrevista na Câmara Municipal nesta terça-feira (19), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), fez uma declaração polêmica ao criticar a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), chamando a instituição de “uma bosta”. A fala ocorreu enquanto defendia a necessidade de melhoria no ensino público da cidade.
Na ocasião, o prefeito também criticou o sistema de acesso às universidades federais, alegando que grande parte dos alunos que entram nessas instituições vêm de escolas privadas, enquanto estudantes da rede pública acabam recorrendo a financiamentos estudantis (FIES) para cursar faculdades privadas, muitas vezes de baixa qualidade e à distância (EAD).
“O que a gente vê hoje é as crianças de escola pública tendo que pagar parcelamento de Fies em escolas privadas, e muitas vezes por EAD e baixa qualidade. Enquanto aqueles que estudam em escolas privadas, que fazem cursinhos pré-vestibulares e tudo mais, entram nas faculdades públicas e eles vão lá ter acesso a uma educação diferenciada. Mesmo que a faculdade pública no nosso estado, por exemplo, seja uma bosta como a UFMT tem sido. Mesmo que seja ruim do jeito que a UFMT tem sido”, disse
No discurso, Brunini destacou a diferença de aprendizado entre escolas públicas e privadas, afirmando que alunos da rede pública chegam ao ensino médio sem dominar conhecimentos básicos de matemática e língua portuguesa. Para ele, essa lacuna compromete o desempenho dos estudantes quando ingressam em universidades.
“Nós temos que voltar ao básico. Se a criança não sabe o básico, não adianta dar tablet, Chromebook, fazer tudo mais. Ela precisa chegar até o ensino médio sabendo o básico da multiplicação, o básico da matemática, o básico da língua portuguesa. E do ensino médio para frente, ela precisa evoluir dentro desses conhecimentos para que ela possa entrar em uma universidade”, pontuou
Em nota, a UFMT manifestou perplexidade e indignação diante das declarações do prefeito. A instituição afirmou que, ao longo de mais de 50 anos, formou gerações de profissionais e pesquisadores que contribuem de maneira decisiva para o desenvolvimento do estado e do país.
Nota na íntegra
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), patrimônio da sociedade mato-grossense e brasileira, manifesta sua perplexidade e indignação diante das declarações do Prefeito de Cuiabá que, em tom desrespeitoso, atacam a qualidade do ensino oferecido por esta instituição.
Ao longo de seus mais de cinquenta anos de história, a UFMT tem formado gerações de profissionais, pesquisadores e líderes que hoje contribuem de maneira decisiva para o desenvolvimento do Estado e do país, em todas as áreas do conhecimento.