Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

POLÍTICA Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025, 16:35 - A | A

Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025, 16h:35 - A | A

AÇÃO CONJUNTA

Virginia e Gisela Simona pedem abertura de processo disciplinar contra vereador de Pedra Preta

Pedido é uma resposta às declarações do vereador em 25 de agosto, quando dirigiu ofensas à prefeita Iraci.

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e a deputada federal Gisela Simona (União Brasil), protocolaram na última sexta-feira (29.08) uma representação formal junto à Câmara Municipal de Pedra Preta. O objetivo é solicitar a abertura de processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Gilson José de Souza, conhecido como Gilson da Agricultura.

O pedido surge em resposta às declarações proferidas pelo parlamentar durante uma sessão da Câmara realizada em 25 de agosto, onde o vereador dirigiu ofensas à prefeita Iraci.

As falas foram classificadas como violência política de gênero, gerando ampla indignação devido ao seu caráter ofensivo e misógino.

A repercussão do caso foi imediata, destacando a seriedade da questão no cenário político. Virginia Mendes reforçou sua postura intransigente contra esse tipo de agressão, enfatizando a necessidade de responsabilização para proteger as mulheres que atuam na política.

“É inaceitável que uma mulher, eleita democraticamente para governar, seja alvo de ofensas e desrespeito. Esse tipo de postura não agride apenas a prefeita Iraci, mas todas as mulheres que lutam por espaço e respeito”, declarou a primeira-dama, que também expressou solidariedade direta à prefeita. “Sinto profundamente a dor da agressão sofrida pela prefeita Iraci. Nenhuma mulher deve passar por esse tipo de violência, porque desrespeitar ou tentar silenciar mulheres é um retrocesso inadmissível”, complementou Virginia Mendes.

Por sua vez, a deputada Gisela Simona, representando o União Brasil Mulher, sublinhou o compromisso da bancada em assegurar que os espaços políticos sejam pautados pelo respeito e pela igualdade.

“Quando uma prefeita, legitimamente escolhida pelo povo, é atacada de maneira covarde e desrespeitosa, é toda a democracia que é ferida. Nosso pedido é claro: que a Câmara de Pedra Preta responsabilize o vereador para que essa postura nunca mais se repita”, afirmou a parlamentar.

Com a representação devidamente protocolada, a expectativa é de que a Câmara Municipal de Pedra Preta dê andamento ao processo por quebra de decoro, sinalizando uma resposta institucional firme ao episódio e reforçando a importância do combate à violência política de gênero.