Terça-feira, 29 de Julho de 2025

SAÚDE & BEM ESTAR Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 20:05 - A | A

Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 20h:05 - A | A

A SERVIÇO DA VIDA

Complexo Hospitalar Jardim Cuiabá investe em tecnologia para transformar atendimento médico

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

 

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais central no avanço da medicina, especialmente na área de diagnóstico por imagem. No Complexo Hospitalar Jardim Cuiabá (CHC), esse movimento se traduz em equipamentos de ponta, protocolos ágeis e integração digital, que tornam o cuidado mais eficiente e seguro.

Segundo o médico responsável pelo setor de Imagens do CHC, Dr. Marcelo Von Eicheendorff, os avanços tecnológicos na medicina têm impactado diretamente a precisão e a agilidade no diagnóstico. Foi o que ele constatou recentemente no maior congresso de radiologia da América Latina, realizado em São Paulo, onde buscou referências para aplicar em Cuiabá.

“Hoje temos máquinas que, aliadas à inteligência artificial, conseguem mapear em segundos estruturas complexas do corpo humano e fornecer informações detalhadas ao médico, facilitando decisões mais rápidas e eficazes”, explica.

Toda essa tecnologia não está restrita aos grandes centros. O CHC conta com equipamentos de imagem de última geração, como ultrassons de alta definição, tomógrafos de alta velocidade e ressonâncias magnéticas com upgrades que melhoram a qualidade das sequências. Esses recursos garantem imagens mais nítidas, maior rapidez na realização dos exames e reduzem o tempo de espera dos pacientes.

“Um exemplo prático é o protocolo de dor torácica. O paciente com suspeita de tromboembolismo pulmonar (TEP) já passa por uma angiotomografia tomográfica arterial e, em poucos minutos, o médico radiologista pode emitir um laudo com base em imagens de altíssima precisão”, destaca o especialista.

Essa mesma agilidade é observada nos protocolos de atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A sequência de exames permite indicar rapidamente se há necessidade de intervenção cirúrgica ou medicamentosa — uma resposta que pode ser decisiva para a recuperação do paciente.

Outro diferencial importante do CHC é a integração digital entre os setores do hospital por meio do prontuário eletrônico. A ferramenta permite que os médicos acessem exames de imagem, laudos e histórico clínico do paciente em tempo real, de qualquer setor da unidade — seja no pronto atendimento, na internação ou na sala de exames.

Além disso, cada laudo emitido pelo setor de Imagens conta com um QR Code, que permite o acesso direto às imagens e resultados tanto pelos profissionais de saúde quanto pelos próprios pacientes. Essa funcionalidade amplia a transparência, evita falhas de comunicação e centraliza todas as informações do paciente em um só lugar.

“O CHC está se consolidando como uma referência em inovação tecnológica no atendimento hospitalar. Destaco como ponto importante o investimento contínuo em equipamentos e infraestrutura, além da digitalização dos sistemas”, conclui Dr. Marcelo.