O Pré-Enem Digit@l, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), se consolidou como um programa de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com foco na alta performance e no engajamento estudantil. Mais de 27 mil jovens do 3º ano do Ensino Médio e do 2º semestre da Educação de Jovens e Adultos participaram da edição do ano passado.
Na infraestrutura pedagógica e no conteúdo disponível em 2025, o acervo digital contou com 827 videoaulas, totalizando 632 horas de conteúdo gravado e podcasts temáticos. Além disso, foram realizados 468 aulões aos sábados e 52 aulões itinerantes. O projeto também focou na escrita, realizando 104 oficinas de redação para o aperfeiçoamento técnico dos candidatos.
“O Pré-Enem Digit@l mostra que estamos no caminho certo ao investir em uma preparação pública, gratuita e de alta performance para nossos estudantes. O programa representa oportunidade, equidade e confiança para que os jovens da Rede Estadual cheguem ao Enem mais preparados, motivados e com reais condições de acesso ao ensino superior, independentemente da região onde vivem”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
O programa contou também com a mobilização e preparação de véspera, com a Blitz do Enem, uma ação de impacto que alcançou quase 10 mil estudantes.
Nos aulões de véspera, as equipes do Pré-Enem realizaram mobilizações presenciais com 3.346 estudantes. Para preparar os estudantes, foram aplicados dois simulados gerais para diagnósticos e treinos de tempo de prova.
Com o intuito de incentivar o desempenho dos alunos, também foi instituído o Prêmio Redação Nota Mil, como uma estratégia para fomentar a excelência. A premiação pode chegar até R$ 5 mil para os estudantes que atingirem a pontuação máxima na redação do exame.
O Pré-Enem Digit@l contou com um regime híbrido de ensino, nas modalidades on-line e presencial, garantindo que as ferramentas tecnológicas cheguem a todas as regiões do Estado, apoiadas por material didático impresso.
“O programa garantiu a democratização do acesso por meio de uma plataforma digital, que disponibilizou aulas on-line gravadas em estúdio próprio da Seduc, com tecnologia de ponta e uma equipe de professores experientes. O material ficou acessível a todos os alunos da rede estadual, permitindo que estudantes de diferentes regiões do Estado acompanhassem os conteúdos. Para 2026, o projeto passará por novas melhorias e contará com importantes novidades”, destacou o coordenador do Pré-Enem Digit@l, Mohamad Fares.
O Pré-Enem Digit@l faz parte da Política Educacional Projetos Integrados Pedagógicos, uma das 30 políticas que compõem o plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as mais bem avaliadas do país até 2032.
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2


