Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026

CIDADES Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026, 17:42 - A | A

Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026, 17h:42 - A | A

INÉDITO NO ESTADO

Parceria com TJMT fortalece atuação da Asmat e garante reconhecimento ambiental

O Bom da Notícia/Assessoria

A parceria construída pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso (Asmat) tem gerado impactos concretos na valorização do trabalho dos catadores e no fortalecimento da política ambiental no estado.

O reconhecimento institucional possibilitou avanços históricos para a entidade, que hoje detém licença ambiental para atuar em todo o território mato-grossense. A Associação irá receber todo o material coletado durante as três recentes edições do ReciclaJud, realizadas na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Foro de Várzea Grande e Complexo dos Juizados, somando quase 16 toneladas de materiais recicláveis somente com a gincana, beneficiando diretamente cerca de 100 famílias.

Segundo a presidente da Asmat, Cidinha Nascimento, o apoio do Judiciário foi determinante para que a Associação conquistasse visibilidade, segurança jurídica e autonomia para ampliar suas atividades. “O TJMT é como eu falei, viu que nós existimos e deu essa chance para nós”, afirmou.

Cidinha relatou que o reconhecimento alcançado surpreendeu até mesmo a própria entidade. “Esses dias atrás, eu fui chamada lá na Promotoria do Meio Ambiente para receber parabéns, já que a nossa Asmat é a única associação de Mato Grosso que tem a licença ambiental para atuar no estado”, contou.

A presidente destacou que a conquista representa não apenas um avanço institucional, mas também a possibilidade concreta de crescimento e geração de renda. “Então nós podemos trabalhar”, comemorou.

Ela também lembrou que essa trajetória de fortalecimento teve início a partir da cooperação com o Juizado Volante Ambiental (Juvam). “Desde então estamos crescendo”, frisou.

A gestora geral do Núcleo de Sustentabilidade, Jaqueline Schoffen, destacou a importância do ReciclaJud como uma ação que ultrapassa a ideia de um evento isolado, tornando-se parte do propósito diário da gestão pública e do comportamento institucional.

A Associação recebe todo material reciclável coletado na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), perfazendo quase 23 toneladas de materiais neste ano.

Responsabilidade

Além de estimular práticas sustentáveis, a iniciativa contribui para o Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS), reforçando o compromisso institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os ODS 11, 12 e 13.

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2