Sábado, 20 de Julho de 2024

POLÍTICA NACIONAL Segunda-feira, 22 de Maio de 2023, 18:05 - A | A

Segunda-feira, 22 de Maio de 2023, 18h:05 - A | A

Humberto Costa cobra respostas do governo espanhol sobre ataques racistas

Agência Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) lamentou em pronunciamento, nesta segunda-feira (22), os atos de racismo praticados contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante partida contra o Valência, neste domingo (21). O senador cobrou uma resposta do governo espanhol.

 — O governo brasileiro alçou questão a um tema diplomático, que precisa ser respondido pelo governo espanhol. O governo da Espanha é um governo dirigido pelo Partido Socialista Operário Espanhol, que defende historicamente o combate a todo tipo de discriminação, a defesa de uma sociedade democrática, a defesa de uma sociedade livre e justa. Portanto, esse governo não pode se omitir de fazer aquilo que cabe a uma administração pública central numa situação como essa — cobrou. 

Humberto Costa também lembrou que o governo brasileiro, ao tomar conhecimento do caso, adotou medidas para que o fato tenha um “desfecho exemplar”.

 — O Itamaraty, por seu lado, tomou uma medida profundamente dura: convocou a embaixadora da Espanha no Brasil para que preste explicações sobre o caso e divulgou uma nota extremamente dura. Portanto, trata-se de um problema diplomático neste momento afirmou.

O parlamentar repudiou o comportamento da torcida do Valência e criticou a postura da liga espanhola de futebol diante do caso.

 — É uma postura inaceitável e reiterada de torcedores espanhóis, que parece ter acolhimento por parte do público e da própria Liga de Futebol da Espanha [...] O presidente da La Liga, a liga espanhola, em vez de anunciar medidas duras contra o caso e punir o time de onde partiram as agressões, preferiu atacar o próprio Vini Jr., numa clara demonstração sobre o lado em que estava: o lado dos agressores — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado