Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

POLÍTICA NACIONAL Quarta-feira, 05 de Julho de 2023, 09:34 - A | A

Quarta-feira, 05 de Julho de 2023, 09h:34 - A | A

Morre Siqueira Campos, ex-deputado, ex-governador e idealizador do estado do Tocantins

Câmara dos Deputados

Morreu nesta terça-feira (4), aos 94 anos, o ex-deputado e ex-senador José Wilson Siqueira Campos. O político não resistiu a uma infecção generalizada depois de passar seis dias internado em um hospital particular de Palmas (TO).

Nascido em Crato (CE), Siqueira Campos foi o idealizador da criação do Tocantins, estado que governou por quatro mandatos, o último de 2011 a 2014. Também foi deputado federal por quatro mandatos, além de atuar na Assembleia Nacional Constituinte (1971 a 1988).

Em julho de 2019, foi o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado, aos 91 anos, como primeiro suplente do senador Eduardo Gomes (PL).

Homenagens
Parlamentares pelo Tocantins usaram as redes sociais para se despedir de Siqueira Campos.

"Siqueira Campos foi um visionário, um homem de coragem que desbravou caminhos para a criação do Estado do Tocantins, lutando incansavelmente por essa conquista histórica que mudou os destinos de toda a nossa região. Seu legado permanecerá vivo, inspirando gerações futuras", tuitou o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).

“Hoje nos despedimos de um grande líder, Siqueira Campos. Seu legado de luta pelo povo e desenvolvimento do Tocantins jamais será esquecido”, publicou o senador Irajá (PSD).

“O Tocantins está de luto! Hoje nos despedimos de um homem visionário que, sem ele, talvez o nosso Estado ainda seria norte goiano. Todos nós, tocantinenses de nascença e de coração, sabemos da importância histórica e política [de Siqueira Campos] para o nosso Estado e para as nossas vidas", disse a senadora Professora Dorinha (União).

Já Eduardo Gomes (PL) escreveu: "O Tocantins despede-se hoje de seu grande líder, Siqueira Campos, comandante de uma epopeia que culminou na criação do mais novo estado da federação."

Da Redação - ND
Com informações da Agência Senado

Fonte: Câmara dos Deputados