Domingo, 19 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 15 de Novembro de 2022, 16:38 - A | A

Terça-feira, 15 de Novembro de 2022, 16h:38 - A | A

'TRATA BRASIL'

Cuiabá recebe premiação nacional por investimento em saneamento básico

O Bom da Notícia/Com Assessoria

O município de Cuiabá (MT) recebeu no final da semana passada, o prêmio “Casos de Sucesso – Inovação & Tecnologia – Saneamento Básico”, do Instituto Trata Brasil pelos investimentos realizados nos últimos 10 anos. O reconhecimento nacional considerou o valor médio investido de R$ 214,13 por habitante, para expandir os serviços de água e esgotamento sanitário da capital. Esse foi um dos maiores montantes financeiros observados em um município, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com reflexo direto no aumento da população coberta com os serviços.

O ranking é composto pelos 100 maiores municípios brasileiros e Cuiabá foi eleita na categoria “Exemplos positivos no investimento médio por habitante nos últimos 10 anos”, juntamente com Vitória (ES) e Praia Grande (SP), que receberam a premiação durante a cerimônia realizada na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

“Este reconhecimento nacional demonstra que o saneamento é prioridade nesta gestão, pois saneamento básico é saúde, é prevenção, é respeito ao meio ambiente. O desenvolvimento de Cuiabá passa por este caminho, de levar água limpa e tratamento de esgoto a todos os cuiabanos. Hoje, temos 100% de cobertura de água da capital e 79% de esgoto. Até 2024, chegaremos a 91% de cobertura de esgoto, completando a universalização deste serviço, que é um divisor de águas para a qualidade de vida das pessoas em todo país”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Desde 2017, a Águas Cuiabá, da Iguá Saneamento, é a responsável pelos serviços de água e esgoto na capital mato-grossense por meio de concessão plena, iniciada em 2012. A iniciativa ampliou o abastecimento de água na capital e completou 100% de cobertura com água tratada. Além disso, elevou de 53% para 79% a cobertura da rede de esgoto, com investimentos que somam mais de R$ 900 milhões. Tais investimentos trouxeram benefícios para as pessoas e o meio ambiente, como a queda de 93% da taxa de incidência de internações por doenças associadas à falta de saneamento por cada 10 mil habitantes (14,54 pessoas em 2012 e 0,96 em 2020) e a redução de 13 toneladas por dia de carga poluidora nos rios Cuiabá e Coxipó.

“O que torna o setor de saneamento único é o seu papel central na qualidade de vida das pessoas, na redução da desigualdade social e na conservação ambiental. Portanto, saber que há gestores públicos caminhando no mesmo sentido e contribuindo com a universalização do saneamento é gratificante e nos motiva, diariamente, a levar um serviço de excelência à população”, afirma o CEO da Iguá, Carlos Brandão.

Referência para o setor de saneamento básico no país, desde 2007 o Instituto Trata Brasil contribui para a melhoria da saúde da população e para a proteção dos recursos hídricos do país, por meio da universalização do acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, bem como a redução das perdas de água. A edição deste ano do Prêmio Casos de Sucesso teve os apoios da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e da Water.org e parceira do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV. Para mais informações: www.tratabrazil.org.br

Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.