Terça-feira, 16 de Julho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 26 de Junho de 2023, 12:54 - A | A

Segunda-feira, 26 de Junho de 2023, 12h:54 - A | A

AL-MT

Enquete aponta que 86% das pessoas não querem ver Cattani cassado

O Bom da Notícia/ Com Assesssoria

(Foto: Ilustração)

CATTANI - PESQUISA.png

 

Uma enquete realizada pelo site RDNews, nas últimas três semanas, apontou que 86.8% dos leitores são contra a cassação do deputado estadual Gilberto Cattani (PL).

A enquete questionou se Cattani deveria ser cassado por ter feito uma analogia entre a gestação de uma mulher e uma vaca enquanto ele se manifestava contrário ao aborto, em discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Para 86,08%, ou seja, 31.113 pessoas que participaram da votação, Cattani não deve ser cassado.

Já para 13,8%, pouco mais de 5 mil pessoas, o bolsonarista deve perder o mandato pela declaração.

A fala de Cattani, que é uma das maiores vozes contra o aborto na Assembleia Legislativa, incomodou grande parte da mídia, deputados da esquerda e grupos que fazem defesa aos direitos da mulher no Estado.

A repercussão resultou nas representações da Defensoria Pública estadual e da Ordem dos Advogados (OAB-MT), por meio da Comissão da Mulher. As instituições ingressaram com pedido de cassação contra Cattani no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa.

Houve também a instauração de uma investigação do caso no Ministério Público Estadual. O MP, no entanto, já manifestou que a fala apesar de 'misógina' não tipifica crime, assim, arquivou a investigação.

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa deve analisar se houve ou não quebra de decoro na fala do deputado nas próximas semanas.