Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025

POLÍTICA Sexta-feira, 23 de Setembro de 2022, 10:43 - A | A

Sexta-feira, 23 de Setembro de 2022, 10h:43 - A | A

CANDIDATO À CÂMARA FEDERAL

Polêmico e de perfil fiscalizador Abílio diz ‘não estar preocupado em agradar prefeito ou vereador’

Luciana Nunes/O Bom da Notícia

O candidato a deputado federal Abílio Brunini (PL) disse que nunca buscou agradar políticos e sabe, de antemão, que possui um perfil de 'persona non grata'. A declaração do ex-vereador ocorreu durante entrevista ao Cast do Bom, do site O Bom da Notícia nesta quinta-feira (22).

“O Abílio sempre foi persona non grata em qualquer meio político, eu nunca me preocupei de ser, inclusive, persona grata, em especial nesta ambiência. Acho, aliás, que este não é o nosso papel. Pelo menos para aqueles que levam, como eu, a sério o ato de fiscalizar. A minha preocupação é ir a um município e verificar se as pessoas estão sendo bem tratadas, não com vereadores ou prefeitos.  Se o vereador ou prefeito me odeiam e eu estou fazendo o meu papel. Não estou nem aí se me odeiam. Eu já passei por municípios que gerram este tipo de desgaste”, disse.

Ao ainda lembrando de sua atuação na Câmara de Vereadores de Cuiabá, na última legislatura, quando fiscalizou paripassu a administração do prefeito Emanuel Pinheiro(MDB), mostrando UPAs com atendimento ruim, falta de medicamentos e insumos nas unidades de saúde, até mesmo flagrando servidores da Educação fazendo churrasco na hora do expediente.

“Nós enquanto vereador, fiscalizamos a saúde pública do município de Cuiabá, fizemos denúncia da empresa que cuida do pátio de remoção, e pouca gente se lembra disto. Ainda fiscalizamos a falta de concurso e o dinheiro da comunicação”, completou.

Assim, conhecido por seu perfil fiscalizador, o candidato foi um dos responsáveis por trazer luz a uma série de escândalos na Saúde municipal. Inclusive, na condição de presidente da CPI da Saúde, na Câmara, o relatório final acabou resultando, um pouco mais tarde, em operações policiais. Levando a administração do prefeito da capital a entrar na mira da Polícia Judiciária Civil e do Ministério Público do Mato Grosso. Na época, os órgãos policial e judiciário investigaram a Secretaria Municipal de Saúde nas operações Capistrum (2021) e Chacal (2022) por esquemas fraudulentos e contratação de servidores fantasmas.

Conheça Abílio

Ex-vereador, Abilio Jacques Brunini Moumer é cuiabano, casado, tem dois filhos e é formado em arquitetura. O candidato afirma ser cristão e conservador. 

Abilio Junior surpreendeu na última eleição da capital, quando deu um susto, indo para o segundo turno das eleições majoritárias contra o prefeito Emanuel Pinheiro, na disputa pelo Palácio Alencastro. Ao final, Pinheiro acabou ganhando a queda de braço eleitoral, mas apemas com um pouco mais de seis mil votos de frente, em uma disputa histórica.

O ex-vereador, na legislatura anterior, foi considerado o 'calcanhar de Aquiles' do prefeito Emanuel Pinheiro. Junto com os parlamentares municipais Diego Guimarães, Felipe Wellaton (ambos do Republicanos), Dilemário Alencar  e Marcelo Bussiki (do Podemos) realizaram uma acirrada fiscalização contra a administração do gestor cuiabano, apontando uma série de irregularidades.

Veja a entrevista aqui