Domingo, 16 de Junho de 2024

TECNOLOGIA Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 05:31 - A | A

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 05h:31 - A | A

Barbie e Oppenheimer são iscas para golpes online; saiba se proteger

Tecnologia

Filme da Barbie é usado como isca para golpes online
Divulgação

Filme da Barbie é usado como isca para golpes online

Nesta quinta-feira (20), dois filmes bastante aguardados estreiam nos cinemas: Barbie e Oppenheimer. Aproveitando que os títulos estão em alta, cibercriminosos aplicam golpes com temática relacionada aos filmes, com o objetivo de roubar dinheiro das vítimas.

A empresa de cibersegurança Kaspersky encontrou algumas dessas fraudes, e alerta que temas famosos são comumente usados por fraudadores como iscas para golpes online.

"Estreias e eventos grandes como filmes tão esperados trazem uma onda de expectativa, mas, em meio à emoção, é crucial que os usuários permaneçam alertas e sigam as regras básicas de segurança online. Embora a experiência seja estimulante, não devemos ignorar os riscos. Ao manter uma mentalidade vigilante e praticar hábitos on-line seguros, podemos aproveitar ao máximo a experiência da Barbie e Oppenheimer, nos protegendo das ameaças cibernéticas que espreitam no mundo digital", afirma Olga Svistunova, especialista em segurança da Kaspersky.

Golpes de Barbie e Oppenheimer

No caso do filme da Barbie, a Kaspersky encontrou um site falso que promete vender uma versão especial da boneca inspirada em Margot Robbie, a protagonista do filme, além de outros acessórios.

Ao realizar a suposta compra, porém, a vítima nunca recebe os produtos e tem seu dinheiro e informações pessoais roubados.

Já no caso de Oppenheimer, o golpe encontrado pela Kaspersky promete disponibilizar o streaming do filme, e já estava circulando antes mesmo da estreia nos cinemas.

Para assistir ao suposto vídeo, porém, o usuário é encorajado a pagar uma pequena taxa de US$ 1. Os golpistas exigem esse pagamento para roubar os dados de cartão de crédito das vítimas, realizando outras cobranças futuramente.

Como se proteger

Em ambos os casos, os golpistas enganam as vítimas sobre produtos ou serviços falsos. A principal dica, portanto, é redobrar a atenção. Veja como se proteger:

  • Tenha cuidado com emails, mensagens ou sites suspeitos que oferecem ofertas exclusivas ou brindes. Verifique novamente a autenticidade da fonte antes de compartilhar qualquer informação pessoal ou fazer transações online, sempre procurando pelos canais oficiais;
  • Ao comprar mercadorias ou acessar conteúdo relacionado online, certifique-se de que o site tenha uma conexão segura. Se tiver dúvidas, evite a compra;
  • Seja cauteloso ao fornecer informações pessoais online, especialmente dados como seu endereço, número de telefone ou informações financeiras. Compartilhe essas informações apenas em plataformas confiáveis ​​e seguras;
  • Confie em sites oficiais, varejistas autorizados e fontes confiáveis ​​para comprar mercadorias, acessar o conteúdo do filme ou obter informações relacionadas à estreia. Evite fontes não oficiais ou suspeitas que possam tentar explorar seu entusiasmo. Na dúvida, sempre confira a URL do site e não clique em links, preferindo buscar ativamente os canais oficiais;
  • Mantenha sempre um antivírus instalado e atualizado em seus dispositivos. Veja aqui boas opções gratuitas para Android.

Fonte: Tecnologia