A Prefeitura de Cuiabá realizou neste domingo (8) o Dia D da Operação Telefone Sem Fio 2026, na Avenida Isaac Póvoas, uma das principais vias da região central da capital. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) em parceria com a Energisa, prevê a retirada de mais de 1,5 tonelada de cabos irregulares ao longo da avenida.
O trabalho tem como objetivo principal eliminar fios fora dos padrões técnicos, reduzir riscos de acidentes e melhorar o aspecto urbano da cidade. A operação seguirá de forma contínua e será ampliada para outros pontos do Centro após o Carnaval, até a conclusão total da retirada dos cabos ao longo da via.
Durante a fiscalização, estão sendo removidos fios em desuso, cabos instalados abaixo da altura mínima permitida — de 4,5 metros — e aqueles próximos à rede energizada, que representam risco de curto-circuito, incêndios e acidentes com pedestres e condutores.
Além da poluição visual causada pelo emaranhado de fios, a Prefeitura destaca que a situação vinha gerando constantes reclamações de moradores e comerciantes. As operadoras de telefonia e provedoras de internet haviam sido notificadas pela Energisa há cerca de 30 dias para identificar e retirar os cabos inutilizados, mas, segundo o município, as providências não foram adotadas de forma adequada.
A secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, afirmou que a intervenção é resultado direto de medidas adotadas após a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos fios, realizada na Câmara Municipal. “O que os responsáveis não fizeram, o poder público está fazendo. A CPI resultou em política pública e em ações concretas para resolver um problema antigo da cidade”, declarou.
Moradores que passaram pela avenida durante a operação elogiaram a iniciativa e defenderam a ampliação do trabalho para outras regiões da capital. “Tem que tirar tudo mesmo. Em outras avenidas também está cheio de fio solto”, comentou a moradora Anatália Silva Figueiredo. Já Flávia Cleia Silva Pinto destacou a melhora no visual e na sensação de segurança após a retirada dos cabos.
O coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Henrique Sírio, ressaltou que a ação é complexa, mas necessária. Segundo ele, fios irregulares oferecem risco de incêndio e prejudicam a rede elétrica. “Fizemos notificações e fiscalizações, mas as empresas não responderam como deveriam. A sociedade cobra uma solução, e a Energisa está atuando junto com a Prefeitura para resolver o problema”, afirmou.
Ele também destacou o apoio da estrutura municipal, com agentes de trânsito e segurança, que contribuem para a organização da ação e a orientação da população.
Além do Dia D, a Energisa mantém um trabalho permanente de regularização dos cabos de telecomunicação, com quatro equipes exclusivas atuando nos pontos mais críticos. Em 2025, cerca de 13 toneladas de fios irregulares foram retiradas em Cuiabá.
A população pode colaborar com denúncias por meio do sistema Web Denúncias da Sorp ou pelo aplicativo da Energisa. Segundo a Prefeitura, as informações ajudam a direcionar novas ações de fiscalização, especialmente em áreas com maior número de reclamações e risco à segurança.
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2


