Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 22 de Março de 2021, 21:08 - A | A

Segunda-feira, 22 de Março de 2021, 21h:08 - A | A

SEGURANÇA PÚBLICA

Penitenciárias de MT recebem testagem da Covid-19 em massa

O Bom da Notícia

 

Profissionais de saúde do Sistema Penitenciário de Mato Grosso foram capacitados para realizar exame RT PCR antígeno, que serve para atestar quanto a contaminação por Covid-19. Ao todo, seis servidores das áreas de enfermagem e técnico de enfermagem participaram da instrução.

A capacitação foi realizada na Diretoria de Saúde, da Polícia Militar, local onde já é disponibilizado testes rápidos para os servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Nesta terça-feira (23.03), as equipes de saúde iniciam a testagem em massa dos servidores na Penitenciária Central do Estado (PCE). Até sexta-feira (26.03), cerca de 300 profissionais da unidade devem ser testados.

Os testes foram adquiridos por meio de uma parceria da Sesp com Sistema de Justiça – Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário do Tribunal de Justiça (GMF), Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, que por meio do Conselho da Comunidade da Execução Penal (Concep) doou recursos para aquisição de 5 mil testes exclusivamente para o sistema penitenciário.

Além destes testes específicos, os servidores do Sistema Penitenciário, assim como os demais servidores públicos, podem fazer a testagem sobre presença ou não da Covid-19 na Santa Casa, em Cuiabá. O hospital tem realizado testes em casos sintomáticos de servidores públicos estaduais e em seus familiares (filhos e cônjuge).

Há ainda o Centro de Triagem na Arena Pantanal, as policlínicas e o ambulatório de testagem na Diretoria de Saúde, da Polícia Militar, específica aos servidores da Segurança Pública.

Quarentena

Devido as medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus, uma equipe de saúde do Sistema Penitenciário tem realizado testes PCR em todos os novos reeducandos que adentram a unidade.

Após testagem, o recuperando ainda cumpre quarentena na unidade penal de Várzea Grande.