Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 25 de Março de 2021, 12:47 - A | A

Quinta-feira, 25 de Março de 2021, 12h:47 - A | A

DIA DO ORGULHO GAY

Presidente do Conselho de Atenção à Diversidade Sexual aponta violência e falta de emprego aos LGBTIQ+

Rafael Medeiros / O Bom da Notícia

Assessoria

valdomiro arruda

 Presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá, Valdomiro Arruda

Presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá e ativista, Valdomiro Arruda, aponta que, infelizmente há ainda muita violência e falta de emprego à comunidade LGBT+ (Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais).

Nesta quinta-feira (25) comemora-se o Dia Nacional do Orgulho LGBT+, que celebra a diversidade de gênero e sexualidade.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH), crimes contra pessoas LGBT+ tiveram um aumento de 109% entre janeiro e novembro de 2020.

Apesar da redução de 33% dos homicídios em relação à 2019, os dados podem apresentar uma subnotificação, já que muitas vezes as vítimas não registram boletins de ocorrência.

Em meio a um cenário marcado por violências, Valdomiro explica ao O Bom da Notícia, que o órgão tem atuado para buscar políticas públicas que visem incluir a população e garantir a manutenção de direitos. “O Conselho é um órgão que contribuiu para construção e efetivação de políticas públicas no município. O Conselho é uma porta aberta, estamos muito atuantes com as secretarias e agora com a Câmara de Cuiabá, buscamos esse diálogo constante para desenvolver um trabalho interdisciplinar [...] precisamos de politicos que ouve e atende a todos, independentemente de raça, cor ou gênero [...] a comunidade gay precisa ser ouvida”, frisou.

O relatório anual do Grupo Gay de Mato Grosso (GGMT), publicado em 2020, aponta que 329 pessoas LGBTQI + foram vítimas de morte violenta no Brasil em 2019 (entre assassinatos e suicídios), o que significa uma morte violenta a cada 26 horas. "Esses números garantem no país o triste título de campeão mundial de crimes contra minorias sexuais: mais de metade das pessoas LGBTQI + mortas em o mundo mora no Brasil", disse Valdomiro

Em meio à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social, a psicóloga ressalta que as atividades seguem funcionando às portas abertas, para pessoas que possam precisar de auxílio.

“Apesar da pandemia, ainda que de forma remota e algumas vezes presencial, o Conselho está de portas abertas. O Conselho está aberto para receber a população, que muitas vezes não sabe quais são os seus direitos e o que te ampara. Nós estamos lá e estamos em pleno funcionamento”, explicou.

O CMADS funciona na Casa dos Conselhos, entre às 8h e 18h, na Avenida Dom Aquino, 184, no bairro Dom Aquino. Em relação ao trabalho com o Executivo, a vice-presidente do Conselho pontua que existe uma abertura por parte das secretarias para discutir políticas públicas para a população LGBT+.

“Ainda é difícil introduzir esse assunto, que é preciso ter cautela e ter muita estratégia. A gente percebe que está havendo uma tentativa, uma abertura, por parte dessas secretarias. Nesse momento, o Conselho está servindo de uma forma educativa. Esse trabalho educativo é uma marca do Conselho, pelo menos nessa gestão”, finalizou.

Pouco lembrado

Assessoria

juca do guarana

 

Poucos politicos de Mato Grosso deram importancia a data de hoje. O presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná Filho (MDB), foi o único parlamentar da Capital que usou suas redes sociais para apoiar a casa nesse dia de luta pela igualdade. 

Juca do Guaraná Filho reforça que a Câmara de Cuiabá é a casa do povo cuiabano e está de portas abertas para atender a todos independente de orientação social. “Sempre digo que a Câmara de Cuiabá é a casa do povo cuiabano. Além de presidente, eu sou vereador do povo. Estou aqui para atender a todos, não importa raça, cor ou gênero. Estamos trabalhando para dar igualdade as mulheres, homossexuais, deficientes e outros segmentos que mais precisam do nosso apoio. Aqui [Câmara de Cuiabá] o povo tem voz e vez”, destacou  

Do outro lado da ponte, em Várzea Grande, o vereador Icaro Reveles, lembrou a luta do segmento em busca de espaço. "Hoje comemoramos o dia do Orgulho LGBT. Tenha orgulho de ser oque nasceu pra ser, tome as rédeas de sua vida, busque sua felicidade, ame quem você quiser! Consideramos justa toda forma de amor", publicou no Facebook.