Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

O BOM DA VIDA Domingo, 26 de Julho de 2020, 12:36 - A | A

Domingo, 26 de Julho de 2020, 12h:36 - A | A

100% NATURAL

Cultivo de tomates em estufas traz vantagens para produtor rural

Vivian Nunes/ Especial para O Bom da Vida

Foto: Arquivo Pessoal

WhatsApp Image 2020-07-26 at 09.26.19.jpeg

O produtor rural, Roberto Santana e sua namorada Alessandra

Buscando realizar o sonho de produzir tomates em estufas, o produtor rural de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá), Roberto Santana começou sua captação de recursos financeiros e iniciou sua primeira instalação com dois blocos de estufas com aproximadamente 1.300 m² cada, ou seja, com capacidade para té 5 mil pés de tomates.

Contudo, iniciou suas pesquisas no ano de 2012, junto com produtores de São Paulo, Goiás e Brasília. Desde então, só aumentou a sua vontade e entusiasmo com a cultura.

Apesar das dificuldades com instalações, mão de obra capacitada, suporte técnico e a falta de insumos, teve ainda que enfrentar a alta temperatura do estado, fator esse, impressendível para a cultura. Mas com vontade, persistência, paciência e perseverança conseguiu iniciar as atividades.

Após vários percalços, tropeços, erros e acertos, hoje Roberto consegue colher frutos lindos, de excelente qualidade e com o mínimo de herbicidas. Adotou, inclusive, um manejo simples, eficiente e de baixo custo, que é a utilização após a frutificação de produtos "herbicidas" naturais, como o Nee, Fumo e Citronela. Tudo isso objetivando produzir um produto mais natural e menos contaminado.

Além da produção dos tomates em estufas, Alessandra, namorada de Roberto, também comercializa molho caseiro e geléia de tomate. 

Apesar da produção dos tomates ser em Rosário Oeste, a comercialização do produto é feita em Cuiabá e região. "Estamos sempre dispostos em atender os clientes da melhor forma possível. Todos nossos produtos são artesanais, feitos com todo amor e cuidado necessário adicionando temperos frescos", diz Roberto ao O Bom da Vida.

Todos nossos produtos são artesanais, feitos com todo amor e cuidado necessário adicionando temperos frescos

Agregado a esse sonho de produção em estufas, estava também a vontade fazer, algo por uma comunidade rural "Pai Eterno",  desasistida carente de assitência e emprego.

Desde a sua implantação, conseguiu fomentar a comunidade ofertando serviços indiretos e tempórários, o que até então acontece, já que não parou de crescer e está sempre inovando com o objetivo de verticalizar a sua produção.

Na expectativa de sensibilizar os órgãos, entidades financeiras e investidores, o produtor rural "deixa o apelo para um olhar mais sensível, humanizado e, para  atividades como essa, a qual com certeza leva conhecimento, experiências, empregos diretos e indiretos, renda e qualidade de vida aos moradores circuvizinhos do empreendimento".

"Tenho a certeza de que esse sonho só está se realizando graças ao apoio da minha família, amigos e pessoas muito próximas. No momento a única palavra que tenho repetido é gratidão", finaliza Roberto.

Vendas

Para os interessados em adquirir os tomates produzidos em estufas 100% naturais, assim como o molho caseiro e a geléia de tomate 100% orgânico e artesanal, basta encomendar pelo número 65 99910-5238 ou 65 99928-9511. Ou ainda, acessar o Instagram @fazendadetomates.