Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

O BOM DA VIDA Domingo, 13 de Setembro de 2020, 11:56 - A | A

Domingo, 13 de Setembro de 2020, 11h:56 - A | A

DIZ RAFAEL VERLANGIERI

Especialista em reabilitação oral garante que procedimento pode mudar a auto estima de uma pessoa

Vivian Nunes/ Especial para O Bom da Notícia

Foto: Arquivo Pessoal

WhatsApp Image 2020-09-11 at 17.04.39.jpeg

Rafael de Castro Verlangieri Carmo, de 29 anos, especialista em Implantes Orais e atuante clínico em Reabilitações Orais

Ter um sorriso bonito ajuda na auto estima e contribui, enormemente, para uma vida mais feliz. Assim, por alguma razão ou circunstância, aqueles que não conseguiram manter os dentes saudáveis, vindo a perdê-los em algum momento da vida, terá que procurar, como solução, a reabilitação oral na área de prótese.  

O alerta é que o tratamento, literalmente, precisa ser feito com um dentista capacitado, que consiga realizar os procedimentos por meio de técnicas seguras e permanentes, diz o doutor Rafael de Castro Verlangieri Carmo, de 29 anos, graduado há sete anos pela Universidade de Cuiabá, especialista em Implantes Orais pela Instituição de Ensino Superior (Faipe), já há um bom tempo atuando na capital, no seu consultório: Reabilitações Orais na Odontologia Verlangieri.  

De acordo com Verlangieri, o  propósito da reabilitação oral é restabelecer a saúde, a função e a estética da boca. Para que isso seja possível, as várias especialidades da odontologia devem trabalhar em conjunto. Como cirurgia oral, endodontia (canal), periodontia (gengiva), ortodontia (aparelho), dentística estética (restauração), implantodontia (implante) e prótese dentária (dente).  

“Sua importância, portanto, vai além do processo estético, muito antes é uma questão de saúde, pois pode haver reflexo em outras áreas do corpo. Um exemplo disso são alimentos mau triturados, devido à ausência dentária, que terão influência considerável em distúrbios gástricos pela formação deficiente do bolo alimentar”, pontua o especialista.  

É uma somatória de benefícios, - diretos e indiretos - oriundos de um bom planejamento e desenvolvimento do tratamento oral bem engajado entre profissional e paciente

Para uma pessoa saber, de fato, quando é precisa de passar por um procedimento de reabilitação oral, o doutor diz que é necessário que haja uma avaliação. Lembrando que, em alguns casos, o procedimento deve ser feito com urgência.

“O profissional, através de exames clínicos e muitas vezes combinado com exames de imagens e sorológicos, pode-se chegar a um diagnóstico para um tratamento do distúrbio oral no paciente”, explica Rafael ao site O Bom da Notícia.  

Após o procedimento, a pessoa comumente ganha qualidade de vida, diz ainda Verlangieri, ao pontuar que a rebilitação oral, é uma somatória de benefícios, diretos e indiretos. Ou seja, a reabilitação é um planejamento onde entram o desenvolvimento do tratamento, sobretudo, bem engajado entre profissional e paciente.

“Os reflexos positivos são vários, começando pela saúde oral que por levar em conta fatores de mastigação como trituração alimentar mais eficiente, fonética que é a pronúncia mais audível e compreensível e estética que é a satisfação do belo, no caso da parte estética tem-se resultados psicológicos positivos, como autoconfiança e bem estar social”, afirma o doutor.    

O valor financeiro é relativo a necessidade do tratamento, assim em casos simples o valor, claro, é mais suave. Já em uma reabilitação complexa, onde envolve parte laboratorial de próteses em cerâmicas, por exemplo, ou planejamento envolvendo implantes, nesse caso o valor é proporcional à dificuldade e a particularidade do caso.  

(Foto: Assessoria)

RAFAEL - DOUTOR.jpg

 

Prótese dentária

Após todo este trabalho de base, será realizada a colocação das coroas e próteses que trarão de volta toda estética e função da boca. Vários tipos de próteses podem ser indicadas para a reposição dos dentes como as próteses parciais, totais, fixas ou removíveis. A escolha dependerá da necessidade e do desejo de cada paciente. Esta sequência de tratamento é indicada em casos clínicos mais complexos, porém a maioria dos casos é resolvida em poucas sessões e com menos intervenções de áreas específicas.  

Implantes  

O implante dental é um parafuso de titânio que substitui a raiz de um dente perdido. Ele serve de apoio para a prótese que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. O implante dental pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente. Nos casos que envolvem a perda de um ou mais dentes, os dentes vizinhos são preservados e não precisam ser desgastados para suportar a prótese, já no caso de perda de todos os dentes, o implante possibilita uma melhor estabilidade e fixação das próteses.    

Em algumas situações mais especificas, os dentistas podem instalar os implantes e colocar as próteses no mesmo dia ou nos dias seguintes à cirurgia, o que se denomina carga imediata. Isso representa um grande avanço e um enorme conforto para o paciente.

Serviços

Odontologia Verlangieri

Local: Avenida Doutor Hélio Ribeiro, Edifício Concorde, Sala 1.307, Centro político Administrativo, número 487.

Contato: 65 3641-8841 ou  65 98104-8841.

E ainda pelo Instragram @odontologiaverlangieri