Domingo, 19 de Maio de 2024

POLÍTICA NACIONAL Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022, 09:31 - A | A

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022, 09h:31 - A | A

Comissão aprova inclusão de imunoterapia em protocolos clínicos do câncer

Câmara dos Deputados

Elaine Menke/Câmara do Deputados
Ordem do Dia/ Proposições Remanescentes do Dia Anterior. Dep. Carmen Zanotto CIDADANIA - SC
Carmen Zanotto: medida é benéfica para os usuários do SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui a imunoterapia em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do câncer quando se mostrar superior ou mais segura que as opções tradicionais.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), ao Projeto de Lei 2371/21, do deputado Bibo Nunes (PSL-RS). A redação original previa a inclusão da imunoterapia quando fosse “a opção de tratamento comprovadamente mais eficaz”.

A imunoterapia é uma modalidade terapêutica que auxilia o próprio sistema imunológico do paciente a identificar e combater as células cancerígenas. Atualmente, a técnica é aplicada em alguns tipos de tumor, como renal e de pele (melanoma).

“A inclusão da imunoterapia no SUS [Sistema Único de Saúde] é benéfica aos usuários, especialmente considerando que a prática fará parte de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, e que não será dispensada a avaliação de novas tecnologias”, diz a relatora.

A proposta altera Lei Orgânica da Saúde.

Tramitação
O texto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

Fonte: Câmara dos Deputados Federais