Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

POLÍTICA NACIONAL Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020, 20:37 - A | A

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020, 20h:37 - A | A

Deputados aprovam MP que prorroga incentivo a empresas exportadoras na pandemia

Câmara dos Deputados

.

A Câmara dos Deputados aprovou, em sessão virtual do Plenário, a Medida Provisória 960/20, que permite a prorrogação por um ano das concessões de drawback que vencem em 2020. O adiamento será feito em caráter excepcional e contado da data do fim do benefício.

Criado pela Lei 11.945/09, o drawback é um incentivo concedido às empresas exportadoras. A MP suspende temporariamente o pagamento de tributos federais sobre os insumos usados na produção de mercadorias destinadas exclusivamente à exportação.

O relator da MP, deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), recomendou a aprovação do texto enviado pelo Poder Executivo, com modificações. "Em razão da pandemia do novo coronavírus, as empresas exportadoras podem se encontrar impossibilitadas de cumprir os requisitos do regime especial, por conta da queda do comércio internacional", explicou.

Fonteyne acatou 1 das 27 emendas apresentadas. O dispositivo, sugerido pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), fixa prazo de 30 dias para que a empresa beneficiada pelo drawback passe a ser devedora dos tributos de importação quando houver descumprimento dos requisitos do regime especial.

Mais informações a seguir.

Reportagem ‒ Ralph Machado
Edição ‒ Pierre Triboli