Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 27 de Março de 2021, 19:19 - A | A

Sábado, 27 de Março de 2021, 19h:19 - A | A

EM ATÉ 5 DIAS

MP quer vacinação drive-thru e melhorias na imunização em Cuiabá

O Bom da Notícia

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) recomendou à Prefeitura de Cuiabá que adote o sistema drive-thru na vacinação contra a covid-19 e adote novas medidas para melhoria da imunização na Capital.  

Por meio de notificação, expedida na sexta-feira (5), o Ministério Público deu o prazo de 5 dias para que a Prefeitura elabore plano com novas estratégias de vacinação dos idosos. 

Além de melhorias no sistema de agendamento disponibilizado no site, o MP recomenda limitação de apenas um acompanhante no local da vacinação, definição de novos locais para atendimento, estruturação das equipes de saúde, entre outras medidas.

No documento, o órgão regulador recomenda ainda a ampliação da divulgação das orientações referentes ao cadastro e agendamento da vacinação; realização de atendimento pelo sistema drive-thru; e disponibilização de policiamento e vigilância patrimonial e sanitária voltadas à segurança do estoque de imunizantes e das condições ambientais necessárias ao armazenamento das respectivas doses.

De acordo com o promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone, no dia 24 de março o Ministério Público oficiou a Secretaria Municipal de Saúde requisitando, com urgência, adoção de medidas eficazes para reduzir a aglomeração de pessoas no local de vacinação dos idosos, mas não obteve resposta.

Segundo ele, no dia 22 de março a Promotoria de Justiça realizou reunião virtual com a pasta para tratar sobre a vacinação das pessoas idosas. Na ocasião, o município informou que há um total de 7.812 idosos na faixa etária de 75 a 79 anos para receberem a primeira dose da vacina já em estoque. 

Fachone chama a atenção para o fato de que o Ministério da Saúde tem assinado novos contratos de aquisição de imunizantes e, consequentemente o município receberá quantidades maiores de vacina e com maior frequência.

“A chegada de mais vacinas, advindas do Ministério da Saúde, consequentemente obrigará o município a ampliar a quantidade diária de vacinação”, observou.