Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

CIDADES Terça-feira, 14 de Agosto de 2018, 17:21 - A | A

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018, 17h:21 - A | A

TV DIGITAL

Hoje é o último dia do sinal analógico na região de Cuiabá

Da Redação

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, e a população de Cuiabá e de outras 5 cidades da região passam por uma importante etapa. Às 23h59 desta terça-feira, 14, o sinal analógico de TV será desligado nesses municípios.

 

A decisão foi tomada pelo Gired, grupo liderado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 90% da população desta região já está preparada para receber o sinal digital.

 

A partir de 15 de agosto, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital, que traz muito mais qualidade de som e imagem, sem interferências, fantasmas ou chuviscos.  

 

Durante os últimos 5 meses, a Seja Digital desenvolveu um intenso trabalho na região. Em parceria com 5 prefeituras e mais de 650 servidores, entre agentes de saúde, colaboradores dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e de escolas, que atuaram como multiplicadores das informações do processo, foi possível levar às comunidades orientações sobre como ter acesso ao sinal digital.

 

Para Vejuse Oliveira, gerente regional da Seja Digital, as parcerias fizeram toda a diferença. “Foi um trabalho com o apoio de muita gente, com a finalidade de digitalizar toda a população”, disse.  

 

Para possibilitar que as famílias de menor renda tivessem acesso ao sinal digital, a Seja Digital distribuiu kits gratuitos, com conversor e antena. Até o momento, mais de 130 mil kits gratuitos já foram entregues e, mesmo após o desligamento do sinal analógico, a entidade continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias.  

 

Treinamentos para antenistas e outras ações de mobilização social também foram colocadas em prática graças à parceria com o SENAI-MT. Ao todo, cerca de 150 voluntários foram capacitados para atuar em mutirões de instalação.

 

Os antenistas percorreram diversas comunidades da região com o objetivo de auxiliar a população a instalar a antena digital e o conversor, equipamentos que permitem que televisores antigos recebam o sinal digital e continuem funcionando após o desligamento do sinal analógico.  

 

Foram realizadas 57 edições da Caravana da TV Digital na Escola, ação que visam informar alunos e professores de escolas públicas por meio de atividades lúdicas. Só nesta ação, mais de 17 mil alunos foram impactados.  

 

A expectativa é que a região de Cuiabá siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento.

 

O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.