Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

VARIEDADES Sábado, 03 de Abril de 2021, 05:31 - A | A

Sábado, 03 de Abril de 2021, 05h:31 - A | A

Páscoa: Os perigos de oferecer chocolate para os pets

Meu Pet

source
Nessa páscoa pense duas vezes antes de dar chocolate para animais
Reprodução

Nessa páscoa pense duas vezes antes de dar chocolate para animais



Que o chocolate é o doce favorito de muitas pessoas, é fato. Com a chegada da Páscoa, o consumo do item nas casas dos brasileiros aumenta e para os pais e mães de pets pode ser difícil resistir à famosa cara de “pidão” dos bichinhos. No entanto, a ingestão desse alimento pode trazer sérios  riscos à saúde dos pets, como aponta a veterinária Jade Petronilho.

O alimento , que faz parte da lista dos proibidos para cães e gatos, conta com uma substância altamente tóxica para esses animais: a teobromina.



Você viu?

“Essa substância é facilmente absorvida pelo organismo dos seres humanos, mas quando ingerida em grandes quantidades pelos pets, se torna um problema, pois o metabolismo deles não permite a absorção do componente de forma rápida, podendo trazer um quadro de intoxicação alimentar”, alerta a especialista.

A ingestão de alimentos derivados do chocolate, como bolos, bolachas e outras sobremesas também são perigosos para eles. 

As reações da substância dependem muito do porte de cada pet. Entre os principais sintomas estão vômito e diarreia, aumento da frequência cardíaca, tremores e convulsões e, dependendo da porcentagem ingerida, risco de morte.

Para animais de até 3 kg, como um Yorkshire, por exemplo, o consumo de uma porção de 35 gramas pode provocar diarreia e vômitos. “Se um animal deste porte consumir 100 gramas, ele pode ter convulsões e tremores”, enfatiza Jade que afirma que quanto mais puro o chocolate, pior.

“Os chocolates brancos, por exemplo, são menos tóxicos, pois não possuem uma alta quantidade de teobromina como os com mais cacau na composição”, revela.

E se o meu pet comer chocolate sem o tutor perceber?

É muito comum acontecer alguns furtos de alimentos por parte de cães e gatos, mas é preciso ficar de olho nos sinais e em qualquer indício que mostre que as coisas não estão normais. Sabendo dos perigos do chocolate, a veterinária reforça que o mais indicado ao identificar qualquer sintoma anormal no pet é levá-lo ao médico veterinário imediatamente para avaliação.

Aposte em “chocolates” feitos especialmente para animais ou em um pedacinho de cenoura!

O perigo do chocolate não implica em deixar os pets sem um mimo. Existem produtos com ingredientes que os bichinhos podem comer tranquilamente e utilizam de artifícios como aromas de chocolate para manter aquela aparência, textura e até cheiro de chocolate. Em petshops é possível encontrar algumas opções, como bombons em formato de ovinho, bolo de caneca e muffin, mas lembre-se: tudo com moderação. A especialista aconselha a não abusar na quantidade! Outra opção de alimento que combina muito com o dia é a cenoura. É 100% natural e vai trazer sensação de felicidade ao pet do mesmo jeito.

Fonte: IG PET