Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 01 de Abril de 2021, 14:56 - A | A

Quinta-feira, 01 de Abril de 2021, 14h:56 - A | A

CONFIRA O PLACAR

15 vereadores votaram contra convocação de secretária para explicar desorganização na vacinação

O Bom da Notícia

Na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira (1º), apenas sete vereadores votaram a favor do requerimento apresentado pelo vereador Dilemário Alencar (Podemos) que solicitava a convocação da Secretária Municipal de Saúde, Ozenira Félix, para apresentar um plano de reorganização da vacinação da Covid-19. Votaram contra 15 vereadores e 3 se ausentaram. Para o requerimento ser aprovado era necessário o voto de 13 parlamentares.

“Quero lamentar a posição dos 15 vereadores que votaram contra a convocação. Foi uma demonstração clara que a maioria dos vereadores que compõe a base do prefeito está conivente com a desorganização que está ocorrendo na vacinação da Covid-19, onde desde janeiro existe apenas um posto para a população idosa se vacinar, e o sistema eletrônico para agendamento da vacina através do site da prefeitura é ineficiente. Fico indignado com essa postura de cercearem um direito regimental que o vereador tem de convocar gestores púbicos para explicarem as suas ações no parlamento municipal”, disse o vereador Dilemário.

Com a convocação o vereador também pretendia que a secretária explicasse as razões do município de Cuiabá ter recebido mais de 84 mil doses da vacina Covid-19, é até agora ter usado apenas 66% das doses recebidas.

“Desperdiçamos uma oportunidade impar para a secretária explicar sobre quais medidas estão sendo tomadas para organizar a vacinação em Cuiabá, bem como os vereadores apresentarem propostas que todos os dias ouvimos da população, como por exemplo: a prefeitura usar as estruturas dos prédios públicos, como as unidades de saúde e as escolas, para levar a vacinação para os bairros, bem como instalar drives-thru em locais estratégicos, como no ginásio Verdinho, no CPA 1, e no centro cultural Silva Freire, no Coxipó”, pontuou Dilemário.

O parlamentar disse ainda que é inadmissível a prefeitura continuar pagando aluguel mensal de mais de R$ 172 mil no Centro de Eventos Pantanal para a cidade de Cuiabá ter apenas um posto de vacinação, onde idosos ficam em grandes filas, aglomerados, em baixo de sol escaldante, e ainda correndo o risco de se contaminarem.

“A secretária precisa explicar de onde ela tirou essa metodologia em que Cuiabá figura no cenário nacional como a única capital que tem apenas um posto de vacinação. Em Campo Grande existem 61 postos e na cidade vizinha de Várzea Grande tem drive-thru funcionando desde janeiro. É notório que gestão da vacinação está sendo relapsa, fazendo nossa cidade passar vergonha em rede nacional, tanto no mau trato de idosos e na lentidão da aplicação das vacinas recebidas. Eu não vou parar de cobrar enquanto a prefeitura instalar mais postos de vacinação para acesso fácil da população”, finalizou o vereador Dilemário Alencar.

Veja o placar da votação:

Votaram a favor do requerimento

1. Dilemário Alencar – Podemos
2. Diego Guimarães – Cidadania
3. Edna Sampaio – PT
4. Michelly Alencar – DEM
5. Rodrigo de Arruda e Sá – Cidadania
6. Sargento Vidal – PROS
7. Tenente Coronel Paccola – Cidadania

Votaram contra o requerimento 

1. Juca do Guaraná – MDB
2. Renivaldo Nascimento – PSDB
3. Paulo Henrique – PV
4. Cezinha Nascimento – PSL
5. Demilson Nogueira – PP
6. Chico 200 – PL
7. Didimo Vôvo – PSB
8. Lilo Pinheiro – PDT
9. Marcrean Santos – PP
10. Marcus Brito – PV
11. Mário Nadaf – PV
12. Sargento Joelson – Solidariedade
13. Wilson Kero Kero – Podemos
14. Pastor Jeferosn – PSD
15. Dr. Luis Fernando – PRB

Vereadores ausentes na votação

1. Adevair Cabral – PTB
2. Eduardo Magalhães – PRB
3. Kássio Coelho – Patriota

Outro lado

Em nota, a Câmara Municipal de Cuiabá informou que os membros votaram contrário ao requerimento apresentado pelo vereador Dilemário Alencar, porque a gestora sempre esteve presente e solicita para responder os questionamentos dos parlamentares. Em caso de dúvidas, a Mesa Diretora da Casa de Leis ressaltou que irá solicitar que a secretária encaminhe resposta ao Legislativo.

Veja a nota na íntegra:

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá informou que os membros votaram contrário ao requerimento apresentado pelo vereador Dilemário Alencar, para convocação da secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Ozenira Felix, pois a gestora sempre esteve presente e solicita para responder os questionamentos dos parlamentares.

Em fevereiro, ela esteve presente no Legislativo cuiabano para tirar dúvidas dos vereadores, alem disso, na última semana ela participou na sessão ordinária, realizada de forma virtual, onde comentou sobre o andamento do plano municipal de vacinação contra covid e explicou sobre a falha que ocorreu no sistema de agendamento.

Na terça-feira, o secretário adjunto de Saúde, Felipe Cardoso, também esteve presente na sessão esclarecendo dúvidas dos vereadores.

A Mesa Diretora informa que, caso haja dúvidas, irá solicitar que a secretária encaminhe resposta ao Legislativo. Os membros entendem que neste momento delicado solicitar a convocação dos titulares podem comprometer as atividades da pasta de Saúde.