Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 25 de Março de 2021, 15:59 - A | A

Quinta-feira, 25 de Março de 2021, 15h:59 - A | A

VIDAS ROUBADAS

Sobe para 45 o número de profissionais de enfermagem vítimas da covid-19 em MT

O Bom da Notícia

Foto: Reprodução

WhatsApp Image 2021-03-25 at 15.06.15.jpeg

O enfermeiro Amauri dos Santos de Arruda, de 53 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (25), em Várzea Grande

Mato Grosso chegou a triste marca de 7.096 óbitos provocados pela covid-19. Deste total, 45 eram profissionais de enfermagem. A mais recente vítima foi o enfermeiro Amauri dos Santos de Arruda, de 53 anos, que morreu na manhã desta quinta-feira (25), no Pronto Socorro do município de Várzea Grande (PS/VG).

Amauri morava em Cuiabá, mas trabalhava no Posto de Saúde da Família do Distrito de Cangas, em Poconé (a 102 km de Cuiabá), onde há 20 anos atuava no atendimento às comunidades indígenas.

Valdomiro Rodrigues, presidente do Conselho Indígena, que representa 10 povos e também os trabalhadores da saúde nas aldeias, disse que o enfermeiro era uma pessoa muito querida e que sua morte foi muito sentida por todos.

“Onde ele estiver que Deus o coloque em um bom lugar. Amauri foi irmão para todos nós. Um excelente profissional que com ou sem dificuldade levava saúde para dentro das nossas aldeias. Meu coração está muito triste, o de todos nós, pois ele era um bom parceiro; um irmão”, declarou.

O enfermeiro também fez muitos amigos no ambiente de trabalho.

"Falar do Amauri é falar de alguém que tinha um dos corações mais lindos que conheci. Enquanto enfermeiro, se doou ao próximo sempre como se fosse um familiar seu. Nunca o vi reclamar do trabalho, mesmo na folga ele estava sempre buscando melhorias para atender o povo indígena e pra todos que que atendia. Pra mim, um exemplo de ser humano e profissional! Minha gratidão por ter tido o prazer de dividir minha jornada profissional com um ser humano tão lindo quanto ele!”, disse a Técnica de Enfermagem, Cinara.

Mensagem dos amigos profissionais da saúde indígena:

“O Enfermeiro Amauri, tinha como característica principal, além da sua atuação como enfermeiro, a preocupação com o bem estar das pessoas que precisavam de seus préstimos. Conseguiu com apoio de organizações governamentais e não governamentais estabelecer parcerias como programa Mesa Brasil, SMS, dentre outros, o que ajudou a amenizar o sofrimento das pessoas. Ao despedir deste amigo que hoje retornou a Pátria Espiritual, quero agradecer pelo aprendizado que tive com o mesmo há mais de 10 anos na saúde indígena, pedindo aos benfeitores espirituais que o acolha, acompanhe e ilumine nessa nova caminhada e aos familiares e amigos, os meus sentimentos”.